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Phizix-Parte 1
Fusion Makers :: Geral :: Matérias
Página 1 de 1
Phizix-Parte 1
Esse tuto foi criado originalmente pelo Matheus290. Eu apenas o recoloquei aqui pq ele (o tutorial) não tava no fórum.
Falaremos do phizix box 2d, uma extensão que dá física aos objetos do mmf2.
Phizix - Básico
Dificuldade: Fácil
Uso de extensão: Sim, Phizix. Download Aqui
Eae gente!! Hoje vou ensinar como usar a extensão Phizix do Daniel Rehn e Jonas Rehn (Créditos pra eles, pois são os criadores dessa extensão! xD).
Vamos lá então! Nesse tuto vou ensinar como usar uma caixa e criar terrenos no Phizix. Então, primeiramente faça um Active com 32x32. Pinte ele completamente e deixe o HotPot no centro. (isso é importante). Vamos dar o nome de Active/Backdrop.
AH! Não esqueça de colocar a extensão "Phizix" no Frame Editor.
Agora vamos aos eventos...
Explicando: Na física, massa (na verdade não é só na física... é em todo lugar, só que o povo fala errado) é o peso. Agora aqui a massa foi colocada em -1 pra que tenha colisões com backdrops. Caso não tiver esse evento, não terá colisão com Backdrop.
O frame está pronto para criar obstáculos. Agora vamos adcionar os obstáculos.
É só colocar Backdrops normalmente né Tio Thetheus?
NÃO! xD Você precisa criar actives para serem obstáculos.
Eu vou usar um retângulo preto de 640x88. HotPot no centro (ISSO É MUITO IMORTANTE!!! HOT POT SEMPRE NO CENTRO DOS ACTIVES) e a posição desse active será em baixo. No fim do Frame.
Tio Thetheus, o que é Active/Backdrop?
Lembra que eu falei que os Obstáculos não podem ser Backdrops? Tem que ser Actives? Então... é isso...
...tamanho foi exatamente igual ao Active/Backdrop (640x88y), ângulo é 0 mesmo, Friction é 1...
Tio Thetheus, pra que serve o Friction?
Friction é o Atrito. Lembra na física, quando seu professor empurrou o apagador no suporte que tem na Lousa?
Não tio Thetheus, eu ainda não tive física na escola.
¬¬' Ah, então... se não tivesse atrito, seria como se eu jogasse um objeto no espaço... ele nunca pára. Veja os meteoritos, estão em constante movimento. Agora, empurre um... sei lá, qualquer coisa que deslise no chão, você verá que o objeto vai ir desacelerando até ele ficar parado. Isso é o "Friction" no Phizix. Se você não colocar, o objeto NÃO vai parar.
...e Elasticidade é 0. Elasticidade eu ainda não descobri pra que serve... tanto que eu coloco valores absurdos como 2000 ou -200 e não há diferença. Então como o Padrão é 0, vamos deixar como 0 mesmo.
Pronto, agora temos um background. Ah, para evitar objetos sobrando no Frame Editor, vamos fazer com que esses Actives que são Backgrounds sejam destruidos, mas que sua figura continue lá.
Era o que eu tava esperando, Tio Thetheus!! :biggrin:
(IMG:style_emoticons/default/biggrin.gif) Como você quer que ele crie as caixas? Hein?
Ah Tio, pode ser...
Não interessa o jeito que você quer, eu vou por do jeito que EU QUERO! Muahahahahah
(IMG:style_emoticons/default/sad.gif) Ah Tio...
Ok, continuemos...
TIO!!! ONDE FICA ISSO??
¬¬
Lá na figurinha do Teclado + Mouse -> The Mouse -> User Clicks -> Deixa do jeito que tá...
Valeu Tio!!
Agora tem que ser na ordem que eu falo, se você colocar em outra Ordem, vai bugar tudo!
Tio, Tio, Por que vai ser Retângle sendo que 32x32 são iguais e quando a Altura e Base são iguais é um Quadrado? Não deveria ser Add Square?
Você ta vendo essa opção ali? Não né? Então... qual forma geométrica é igual a um quadrado? Circulo? Claro que não, um Retângulo!
Ahhhnnn
:S
Entendendo o que aconteceu: No primeiro "comando", mandou ser criado um corpo na posição X e Y do Mouse com a Massa de 30kg.
Como assim Massa, Tio Thetheus?
Eu já falei... lembra? É o peso... Massa é aquele valor que você vê na Balança da Farmacia!
Ahhh é... pensei que era uma caixa de Massa de Macarrão ou sei lá!
¬¬'
Esse corpo não tem forma, apenas peso e foi indicada a posição que ele deveria ser criado. Agora com esse próximo comando, iremos modelar esse corpo.
No segundo comando, enviou uma forma para o corpo. Essa forma foi de um retângulo. Criou um Retângulo (para o ultimo corpo criado) na posição X0 e Y0 do ultimo corpo, tamanho 32x32 com um angulo 0, friction 1 (se não ele ficaria deslisando até... nunca mais) e elasticidade 0.
E no terceiro comando, você está criando uma imagem para o ultimo corpo criado, que no caso é o Active Caixa. Kill é 1, que funciona assim: Se o corpo for destruido, o active também será. E Rotation é 1. Se fosse Rotation = 0 o active nunca giraria junto com o corpo. Aí ficaria estranho.
Agora, pra que tudo tenha efeito, coloque para que as imagens sejam atualizadas para que você veja os acontecimentos. Sem esse evento abaixo, a extensão não funcionará e nada vai acontecer. Então veja:
Agora, faça o teste do tuto aí! Veja como ficou!
Gostou? Show de bola né? Então é isso pessoal, espero que tenham gostado... o nosso tuto fica por aqui! Até mais!!
EDIT:
Download da engine
levei um bom tempo pra copiar e formatar o texto.
Bem, isso é tudo pessoal
Flw
Falaremos do phizix box 2d, uma extensão que dá física aos objetos do mmf2.
Phizix - Básico
Dificuldade: Fácil
Uso de extensão: Sim, Phizix. Download Aqui
Eae gente!! Hoje vou ensinar como usar a extensão Phizix do Daniel Rehn e Jonas Rehn (Créditos pra eles, pois são os criadores dessa extensão! xD).
Vamos lá então! Nesse tuto vou ensinar como usar uma caixa e criar terrenos no Phizix. Então, primeiramente faça um Active com 32x32. Pinte ele completamente e deixe o HotPot no centro. (isso é importante). Vamos dar o nome de Active/Backdrop.
AH! Não esqueça de colocar a extensão "Phizix" no Frame Editor.
Agora vamos aos eventos...
Start of Frame ---- [Phizix]-> Body -> Create Body -> Add Body ---> Position X 0, Y 0, Mass - 1
Explicando: Na física, massa (na verdade não é só na física... é em todo lugar, só que o povo fala errado) é o peso. Agora aqui a massa foi colocada em -1 pra que tenha colisões com backdrops. Caso não tiver esse evento, não terá colisão com Backdrop.
O frame está pronto para criar obstáculos. Agora vamos adcionar os obstáculos.
É só colocar Backdrops normalmente né Tio Thetheus?
NÃO! xD Você precisa criar actives para serem obstáculos.
Eu vou usar um retângulo preto de 640x88. HotPot no centro (ISSO É MUITO IMORTANTE!!! HOT POT SEMPRE NO CENTRO DOS ACTIVES) e a posição desse active será em baixo. No fim do Frame.
Explicando: Você adcionou um Retângulo na posição X do Active/Backdrop e na posição Y do Active/Backdrop...
Start of Frame ---- [Phizix]-> Body -> Create Body -> Add Rectangle -> Body 0 - Position X do Active (backdrop), Y do Active (backdrop) - Size 640 - 88 - Angle 0 - Friction 1 - Elasticity 0.
Tio Thetheus, o que é Active/Backdrop?
Lembra que eu falei que os Obstáculos não podem ser Backdrops? Tem que ser Actives? Então... é isso...
...tamanho foi exatamente igual ao Active/Backdrop (640x88y), ângulo é 0 mesmo, Friction é 1...
Tio Thetheus, pra que serve o Friction?
Friction é o Atrito. Lembra na física, quando seu professor empurrou o apagador no suporte que tem na Lousa?
Não tio Thetheus, eu ainda não tive física na escola.
¬¬' Ah, então... se não tivesse atrito, seria como se eu jogasse um objeto no espaço... ele nunca pára. Veja os meteoritos, estão em constante movimento. Agora, empurre um... sei lá, qualquer coisa que deslise no chão, você verá que o objeto vai ir desacelerando até ele ficar parado. Isso é o "Friction" no Phizix. Se você não colocar, o objeto NÃO vai parar.
...e Elasticidade é 0. Elasticidade eu ainda não descobri pra que serve... tanto que eu coloco valores absurdos como 2000 ou -200 e não há diferença. Então como o Padrão é 0, vamos deixar como 0 mesmo.
Pronto, agora temos um background. Ah, para evitar objetos sobrando no Frame Editor, vamos fazer com que esses Actives que são Backgrounds sejam destruidos, mas que sua figura continue lá.
Agora vamos adcionar Caixas!
Start of Frame ---- [Active/Backdrop]-> Add to Backdrop -> Obstacle
---- [Active/Backdrop] -> Destroy
Era o que eu tava esperando, Tio Thetheus!! :biggrin:
(IMG:style_emoticons/default/biggrin.gif) Como você quer que ele crie as caixas? Hein?
Ah Tio, pode ser...
Não interessa o jeito que você quer, eu vou por do jeito que EU QUERO! Muahahahahah
(IMG:style_emoticons/default/sad.gif) Ah Tio...
Ok, continuemos...
User clicks with Left Button...
TIO!!! ONDE FICA ISSO??
¬¬
Lá na figurinha do Teclado + Mouse -> The Mouse -> User Clicks -> Deixa do jeito que tá...
Valeu Tio!!
Agora tem que ser na ordem que eu falo, se você colocar em outra Ordem, vai bugar tudo!
User Clicks with Left Button ---- [Phizix] -> Body -> Create -> Add Body -> XMouse - YMouse - Mass (aqui você pode escolher o que quiser, mas vou por 30) 30.
---- [Phizix] -> Body -> Create -> Add Retangle...
Tio, Tio, Por que vai ser Retângle sendo que 32x32 são iguais e quando a Altura e Base são iguais é um Quadrado? Não deveria ser Add Square?
Você ta vendo essa opção ali? Não né? Então... qual forma geométrica é igual a um quadrado? Circulo? Claro que não, um Retângulo!
Ahhhnnn
:S
---- [Phizix]-> Body -> Create -> Add Retangle - Body: (vá em Retrieve Data from an Object, vá na Extensão Phizix e em Body vá em "Get ID of last Added Body) - Position 0 - 0 - Size 32 - 32 - Angle 0 - Friction 1 - Elasticity 0
---- [Phizix] -> Active Object -> Attach Active object to Body -> (A caixa que você tinha criado antes de 32x32) -> (vá em Retrieve Data from an Object, vá na Extensão Phizix e em Body vá em "Get ID of last Added Body) - Kill 1 - Rotation 1.
Entendendo o que aconteceu: No primeiro "comando", mandou ser criado um corpo na posição X e Y do Mouse com a Massa de 30kg.
Como assim Massa, Tio Thetheus?
Eu já falei... lembra? É o peso... Massa é aquele valor que você vê na Balança da Farmacia!
Ahhh é... pensei que era uma caixa de Massa de Macarrão ou sei lá!
¬¬'
Esse corpo não tem forma, apenas peso e foi indicada a posição que ele deveria ser criado. Agora com esse próximo comando, iremos modelar esse corpo.
No segundo comando, enviou uma forma para o corpo. Essa forma foi de um retângulo. Criou um Retângulo (para o ultimo corpo criado) na posição X0 e Y0 do ultimo corpo, tamanho 32x32 com um angulo 0, friction 1 (se não ele ficaria deslisando até... nunca mais) e elasticidade 0.
E no terceiro comando, você está criando uma imagem para o ultimo corpo criado, que no caso é o Active Caixa. Kill é 1, que funciona assim: Se o corpo for destruido, o active também será. E Rotation é 1. Se fosse Rotation = 0 o active nunca giraria junto com o corpo. Aí ficaria estranho.
Agora, pra que tudo tenha efeito, coloque para que as imagens sejam atualizadas para que você veja os acontecimentos. Sem esse evento abaixo, a extensão não funcionará e nada vai acontecer. Então veja:
Always ---- [Phizix]-> World -> Update
Agora, faça o teste do tuto aí! Veja como ficou!
Gostou? Show de bola né? Então é isso pessoal, espero que tenham gostado... o nosso tuto fica por aqui! Até mais!!
EDIT:
Download da engine
levei um bom tempo pra copiar e formatar o texto.
Bem, isso é tudo pessoal
Flw
Davimmf2- Usuário
- Mensagens : 155
Data de inscrição : 19/03/2014
Localização : Num planeta Muuuito distante, a 360 milhões de km da Terra: Marte
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