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IA de um inimigo - Parte 3

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IA de um inimigo - Parte 3

Mensagem por FireSoul em Sab 20 Fev 2010, 20:43

Nível: Médio [|||--]

Nesse tutorial eu ensinarei a vocês como fazer o inimigo usar um de seus 2 ataques aleatóriamente.

Peraí, mas no tutorial anterior você só ensinou um ataque!
Calma, nós vamos fazer o segundo aqui nesse tuto.

Você vai precisar de:
1 alterable value
1 active pra ser o inimigo
1 active pra ser o tiro do inimigo
1 active pra ser o herói


Você precisa entender:
Movimento custom
Action Point
Grupos de eventos
Random


Antes de tudo, crie um grupo de eventos. É o jeito mais rápido e prático sem precisar alterar eventos aqui. Crie com qualquer nome, mas eu vou dar o nome de "ataque 1". Isso porque vamos mover todos os eventos de ataque (o dash que ensinei a fazer no tutorial anterior) pra cá. Mas pode ser qualquer nome.

Esses são os eventos que precisam ser movidos pro grupo:

Código:
X position of "herói" > X "inimigo"-59 >> Set Alterable value A "inimigo" to -12
Código:
Alterable value A of "inimigo" < -1 >> Add 1 to alterable value A "inimigo"
Código:
X position of "herói" < X "inimigo"+59 >> Set Alterable value A "inimigo" to 12
Código:
Alterable value A of "inimigo" > 1 >> Sub 1 to alterable value A "inimigo"

Apenas esses quatro.

Agora crie mais um grupo. Vou chamá-lo de "ataque 2".

Agora coloque esses eventos dentro do grupo:

Código:
X position of "herói" > X "inimigo"-109 >> Shoot "tiro" in selected direction (<--)
Código:
X position of "herói" < X "inimigo"+109 >> Shoot "tiro" in selected direction (-->)

Notem que o campo de visão do inimigo no tiro é bem maior do que o dash.

Xi, o tiro não ta saindo do lugar do Hot Spot!
Sim, sim, sim! O tiro sai do action point, que é outra ferramenta que nem o hot spot. Ajuste onde você quer que o tiro saia.

Pronto. Os eventos devem estar assim:
Agora faremos com que ele use apenas 1 desses ataques, escolhendo aleatóriamente qual deles vai usar.

Código:
Always >> Set alterable value D "inimigo" to Random(2)

O Random(2) eu não sei onde fica, eu sempre digito ele Very Happy. O 2 será a base. Que nem número binário: base 2, ou seja, apenas número 0 e 1. Aqui a base do random é 2, então teremos 0 e 1.

Agora faça esses eventos:

Código:
Alterable value D of "inimigo" = 0 >> Activate group "ataque 1"
                             Deactivate group "ataque 2"
Código:
Alterable value D of "inimigo" = 1 >> Activate group "ataque 2"
                             Deactivate group "ataque 1"

Terminamos! Ele vai escolher aleatóriamente se vai atirar em você ou usar o dash para atacar!
Se usar já sabe né? Créditos a Hazael (eu), Silas, Skilo, Alves e Matheus290.

Hazael - Matéria
Silas - Collision masks
Skilo - Tutorial de movimento custom
Alves - Fast loops
Matheus290 - Engine de movimento custom

FireSoul
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Re: IA de um inimigo - Parte 3

Mensagem por danilox em Seg 12 Jul 2010, 10:36

Muito legal! Parabéns! Smile
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danilox
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