Fusion Makers
Faça login para usufruir de todos nossos recursos. Ainda não tem uma conta? Inscreva-se já!
Conectar-se

Esqueci minha senha

Buscar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Busca avançada

Quem está conectado
1 usuário online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 1 Visitante

Nenhum

[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 65 em Sex 01 Abr 2016, 22:48
Estatísticas
Temos 255 usuários registrados
O último usuário registrado atende pelo nome de LuckN

Os nossos membros postaram um total de 5264 mensagens em 574 assuntos

Como a criar passo a passo engine de Movimento Grid com colisão (tipo Bomberman) completo usadno extensão Array?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Como a criar passo a passo engine de Movimento Grid com colisão (tipo Bomberman) completo usadno extensão Array?

Mensagem por mediamaker em Ter 04 Ago 2015, 12:23

Pode ser video, slide (tipo Powerpoint), print (com as telas), etc. Mas q nao seja so o demo ja pronto. Pois quero entender a logica de como é feito do incio ao fim.

mediamaker
Usuário

Mensagens : 19
Data de inscrição : 21/12/2014

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Como a criar passo a passo engine de Movimento Grid com colisão (tipo Bomberman) completo usadno extensão Array?

Mensagem por leodigaum em Ter 04 Ago 2015, 13:16

Já fiz um prototipo de movimento desse tipo, é mais simples do que parece, vc apenas tem que definir o tamanho do grid (16x16, 32x32 , 64x64) então o boneco se move conforme a tcla pressionada utilizando o multiplicador do tamanho do grid... por exemplo

seta -> pressionada  --->  PosX + 32 (anda pra frente)
seta <- pressionada  --->  PosX - 32 (anda pra tras)

dessa maneira o movimento n fica muito suave, para suavisar o movimento vc tem q criar um PosX pra salvar a posição X e um PosXCurrent pra definir a posição x especifica do momento, então vc vai fazer um looping pra andar da PosXcurrent ate a PosX, exemplo:

Looping "andarPraFrente"
PosXCurrent <> PosX         --->  PosXCurrent + 1

PosXCurrent = PosX       --->  set PosX = PosXCurrent

Não sei explicar muito bem, espero ter ajudado.

*Tinha esquecido de citar, vc não precisa usar nenhuma extensão pra criar este movimento, apenas precisará para salvar o mapa, mas isso é outra parte.
avatar
leodigaum
Usuário

Mensagens : 116
Data de inscrição : 12/06/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Como a criar passo a passo engine de Movimento Grid com colisão (tipo Bomberman) completo usadno extensão Array?

Mensagem por mediamaker em Qua 05 Ago 2015, 02:12

leodigaum escreveu:Já fiz um prototipo de movimento desse tipo, é mais simples do que parece, vc apenas tem que definir o tamanho do grid (16x16, 32x32 , 64x64) então o boneco se move conforme a tcla pressionada utilizando o multiplicador do tamanho do grid... por exemplo

seta -> pressionada  --->  PosX + 32 (anda pra frente)
seta <- pressionada  --->  PosX - 32 (anda pra tras)

dessa maneira o movimento n fica muito suave, para suavisar o movimento vc tem q criar um PosX pra salvar a posição X e um PosXCurrent pra definir a posição x especifica do momento, então vc vai fazer um looping pra andar da PosXcurrent ate a PosX, exemplo:

Looping "andarPraFrente"
PosXCurrent <> PosX         --->  PosXCurrent + 1

PosXCurrent = PosX       --->  set PosX = PosXCurrent

Não sei explicar muito bem, espero ter ajudado.

*Tinha esquecido de citar, vc não precisa usar nenhuma extensão pra criar este movimento, apenas precisará para salvar o mapa, mas isso é outra parte.

Mas expliquei q queria com colisão. Isso de movimento eu ja fiz, mas fazer o objeto parar qdo toca num bloco (obstaculo - pode ser backdrop ou outro active).

E esqueci de pôr tambem sobre criar as explosões, onde ela assume a forma de acordo com o espaço entre ela e um bloco (ou backdrop) - posso explicar mais depois agora tenho q ir. Mas é basicamente isso.


mediamaker
Usuário

Mensagens : 19
Data de inscrição : 21/12/2014

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Como a criar passo a passo engine de Movimento Grid com colisão (tipo Bomberman) completo usadno extensão Array?

Mensagem por leodigaum em Qua 05 Ago 2015, 16:41

O mais dificil vc já fez então, pois explosão e detector de colisão são coisas simples usados em qualquer tipo de plataforma, tipo:

Esse é um projeto que eu tava fazendo a um ano atras, fiz um sistema de debug para verificar melhor os erros, assim vc pode ver o funcionamento dos sensores de colisão, funcionam da seguinte forma, se o sensor rosa estiver em cima de um obstaculo, logo aquele lado está bloquiado para se movimentar ignorando qualquer comando para se mover para aquela direção, os sensores azuis são para um sistema que criei de mover blocos, ou seja, se ao lado do personagem tem um obstaculo movel e ao lado dele no sensor azul tiver um espaço livre, aquele bloco pode ser empurrado.



Para a explosão nos eixos X e Y pode usar os mesmos sensores rosas para detectar se a explosão pode se expandir naquele sentido e usar o multiplicador do tamanho do grid conforme a potencia da explosão positivamente e negativamente para haver uma simetria na explosão, espero ter ajudado. Boa sorte.
avatar
leodigaum
Usuário

Mensagens : 116
Data de inscrição : 12/06/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Como a criar passo a passo engine de Movimento Grid com colisão (tipo Bomberman) completo usadno extensão Array?

Mensagem por mediamaker em Qua 05 Ago 2015, 19:46

leodigaum escreveu:O mais dificil vc já fez então, pois explosão e detector de colisão são coisas simples usados em qualquer tipo de plataforma, tipo:

Esse é um projeto que eu tava fazendo a um ano atras, fiz um sistema de debug para verificar melhor os erros, assim vc pode ver o funcionamento dos sensores de colisão, funcionam da seguinte forma, se o sensor rosa estiver em cima de um obstaculo, logo aquele lado está bloquiado para se movimentar ignorando qualquer comando para se mover para aquela direção, os sensores azuis são para um sistema que criei de mover blocos, ou seja, se ao lado do personagem tem um obstaculo movel e ao lado dele no sensor azul tiver um espaço livre, aquele bloco pode ser empurrado.



Para a explosão nos eixos X e Y pode usar os mesmos sensores rosas para detectar se a explosão pode se expandir naquele sentido e usar o multiplicador do tamanho do grid conforme a potencia da explosão positivamente e negativamente para haver uma simetria na explosão, espero ter ajudado. Boa sorte.

Ah mas esqueci de dizer: agora lembrei esse detalhe, fiz sem usar os detectores.

Vou enviar um anexo depois do arquivo de como fiz.

_____________

EDIT: NO começo usei movimento personalizado (Static), depois tentei com Bouncing ball, mas nao ia fazer diferença pois o movimento GRid na vdd nao era movimento mas simplesmente um item trocava de posição (somando ou subtraindo posição X ou Y, no caso usei distancia de 32 pixels e incremento de 2 pixels até atingir valor de 32, a cada vez q jogador pressionava um botao).


mediamaker
Usuário

Mensagens : 19
Data de inscrição : 21/12/2014

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Como a criar passo a passo engine de Movimento Grid com colisão (tipo Bomberman) completo usadno extensão Array?

Mensagem por mediamaker em Qui 06 Ago 2015, 02:23

Aqui link do arquivo com engine q fiz:

http://www.filedropper.com/movimentogrid-teste

mediamaker
Usuário

Mensagens : 19
Data de inscrição : 21/12/2014

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Como a criar passo a passo engine de Movimento Grid com colisão (tipo Bomberman) completo usadno extensão Array?

Mensagem por leodigaum em Qui 06 Ago 2015, 15:07

Entendo, seu sistema está correto, porem nesse tipo de movimento eu recomendo a utilização de detectores de colisão, tanto para detectar a colisão quanto para verificar o caminho livre para a explosão se expandir, bem, fiz uma pequena e simples modificação no seu sistema e agora está colidindo com o obstaculo.

link:
https://www.dropbox.com/s/u26msfsl5hkr6ok/Movimento%20GRID%20Modificado%20-%20teste.mfa?dl=0

avatar
leodigaum
Usuário

Mensagens : 116
Data de inscrição : 12/06/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Como a criar passo a passo engine de Movimento Grid com colisão (tipo Bomberman) completo usadno extensão Array?

Mensagem por mediamaker em Sex 07 Ago 2015, 14:25

leodigaum escreveu:Entendo, seu sistema está correto, porem nesse tipo de movimento eu recomendo a utilização de detectores de colisão, tanto para detectar a colisão quanto para verificar o caminho livre para a explosão se expandir, bem, fiz uma pequena e simples modificação no seu sistema e agora está colidindo com o obstaculo.

link:
https://www.dropbox.com/s/u26msfsl5hkr6ok/Movimento%20GRID%20Modificado%20-%20teste.mfa?dl=0


É por enquanto parece q nao tem pra onde correr mesmo, tem q usar detectores. Mas vou tentar fazer com menor qtde de detectores possivel, poi sqto mais elementos maior o tamanho do arquivo e mais o sistema vai ter q processar. Num game de Bomberman com muitos inimigos usando detectores tambem. e se forem muitos ai pode deixar o sistema mais congestionado, dependendo onde se ta executando (PC, mobiles).

Mas vlw pela engine refeita.


mediamaker
Usuário

Mensagens : 19
Data de inscrição : 21/12/2014

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Como a criar passo a passo engine de Movimento Grid com colisão (tipo Bomberman) completo usadno extensão Array?

Mensagem por majorcorps em Ter 25 Ago 2015, 04:13

Você esta criando um jogo de bomberman ?

majorcorps
Usuário

Mensagens : 4
Data de inscrição : 22/08/2015
Idade : 21
Localização : unipresente

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Como a criar passo a passo engine de Movimento Grid com colisão (tipo Bomberman) completo usadno extensão Array?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum