Fusion Makers
Faça login para usufruir de todos nossos recursos. Ainda não tem uma conta? Inscreva-se já!

Participe do fórum, é rápido e fácil

Fusion Makers
Faça login para usufruir de todos nossos recursos. Ainda não tem uma conta? Inscreva-se já!
Fusion Makers
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Tópicos semelhantes
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Últimos assuntos
» Ideia: MMFMakers, do zero
por mediamaker Qua 26 maio 2021, 12:28

» [Flash] Haunt the house
por mediamaker Sáb 19 Set 2020, 16:47

» Como a criar passo a passo engine de Movimento Grid com colisão (tipo Bomberman) completo usadno extensão Array?
por mediamaker Sex 15 Set 2017, 14:19

» CF2.5 -> 26 reais na steam
por Matheus290 Ter 22 Dez 2015, 17:52

» Aplicação com Editbox não tá rodando online
por Matheus290 Sáb 19 Set 2015, 01:38

» A Guilda continua!!!! "Âncora Team" (novo nome)
por weliowl7 Qua 16 Set 2015, 01:52

» Sub-application e Inventario
por majorcorps Dom 23 Ago 2015, 13:11

» Efeito de string
por majorcorps Sáb 22 Ago 2015, 19:55

» [PC] Pitiri 1997
por Matheus290 Sáb 20 Jun 2015, 17:10

» Teclado virtual com Edit Box
por mediamaker Sáb 20 Jun 2015, 14:10

Quem está conectado?
22 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 22 visitantes

Nenhum

[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 251 em Ter 26 Out 2021, 22:21
Estatísticas
Temos 256 usuários registrados
O último membro registrado é Sitydistta

Os nossos membros postaram um total de 5268 mensagens em 575 assuntos

Aprendendo sobre AssArray

2 participantes

Ir para baixo

Aprendendo sobre AssArray Empty Aprendendo sobre AssArray

Mensagem por Doriano Qui 18 Fev 2010, 18:11

AssArray e suas funções

Nivel: Intermediário


Introdução ao AssArray
Olá mais uma vez. Trago a vocês esta matéria que se trata da extensão chamada Associative Array, ou AssArray. Ela é uma extensão que armazena valores ou strings em varias “keys”, salvando tudo em um arquivo. Ela possui também criptografia, ajudando assim a proteger o arquivo. Neste tutorial, estaremos aprendendo como funciona e como usa-lo.

Entendendo o AssArray
Associative Array, ou AssArray, pode ser encontrado pelo nome “AssArray Object”, seguido por um icone verde.
Aprendendo sobre AssArray 40016472

Ao criar um AssArray Object, irá aparecer uma janela, com a opção “Remind me later”. Aconselho que desativem ela, pois sempre que você for testar seu projeto, salvar, fazer build dele, ele irá atrapalhar com essa janela. Após isso, irá aparecer outra, mas dessa vez com a opção “Make Object Data Global”. Se marcada, ela faz com que todos os AssArray com essa opção marcada compartilhem o arquivo carregado. Por exemplo, se o AssArray do Frame1 carregue o “teste.xla” e tem a opção “Make Object Data Global”, todos com a mesma marcada irão carregar o “teste.xla”.
Aprendendo sobre AssArray 26407864
Aprendendo sobre AssArray 33099522

AssArray armazena dados em “Keys”, onde são manipuladas é lógico, pelo Event Editor. No event editor, teremos as seguintes opções para o AssArray:
Aprendendo sobre AssArray 16666098

Modify/Add Value:
Adiciona ou Modifica uma Key de Valor Númerico.
Caso a Key não exista, ele Adiciona.
Caso a Key existe, ele Modifica.

Modify a Value >
Dentro deste grupo você achara vários actions que permitem você alterar Keys de Valores Numéricos. Nelas incluem soma, subtração, multiplicação, divisão, módulos e operação manual, onde você faz a expressão.

Modify/Add String
Adiciona ou modifica uma Key de Texto.
Caso a Key não exista, ele Adiciona.
Caso a Key existe, ele Modifica.

Addresses >
Adresses são como Keys, mas são numéricas.
Elas não valem muito a pena, por isso, ignore ela e use Keys.

Delete a Key
Está opção deleta uma Key. Acho que não preciso explicar mais sobre ela...

Clear the array
Como o nome diz: Limpa todos os dados contidos no Array.

Crop The Array
Uma outra opção que aconselho a não usar por não ter quase nenhuma utilidade.
Ela “recorta” as keys que começarem com “tal coisa”, terminarem com “tal coisa” ou que conterem “tal coisa”.

Copy The Array
Mais uma opção que aconselho a não usar por quase não ter utilidade.
Ela faz a mesma coisa que o “Crop the array”, mas ao invés de recortar, ele copia.

File Progress >
Outra opção para ignorar, pois acho que não serve para muita coisa, mas para alguns casos é boa. Nunca cheguei a testar essa opção direito, mas comigo nunca deu certo. Pelo que deu pra entender, ele seta “intervalos de tempo” para salvar e carregar arquivos.

Associative Array Files
É nesse grupo de actions que está a parte interessante. Ele pode salvar arquivos de AssArray normais, ou arquivos criptografados por uma Key que você seta usando o action “Set encryption Key”.

INI Files
Mas não só como arquivos de AssArray, ele também manipula arquivos INI, podendo tanto carregar quanto salvar um.

List Files
AssArray também mexe com arquivos de List, que são TXT com elementos separados pelas quebras de linhas.Também carrega e salva.

Errors
Sua única função é “limpar a expressão do erro”, que apaga o ultimo erro que ocorreu com o AssArray Object.

Para que usar AssArray?
AssArray Object pode ser usado para diversas funções, desde armazenar dados básicos até um grande banco de dados. Muito eficiente também como sistema de save game. Enfim, usando sua criatividade, ele pode servir para muitas coisas.

Pondo a mão na massa.
Aqui, vou passar alguns exemplos de coisas que você pode fazer com o AssArray Object.

Contas de Usuários.
Neste exemplo, estarei usando 4 editbox e a extensão Popup message 2 para confirmar a criação de conta e login.
Aprendendo sobre AssArray 50007923
Neste exemplo, uso estes eventos:
Código:
Button “Register” Clicked
+Edittext$(“User Regis”) <> “”
+Edittext$(“Senha Regis”) <> “”
***AssArray > Modify/Add String > Key “username” > Edittext$(“User Regis”)
***AssArray > Modify/Add String > Key “password” > Edittext$(“Senha Regis”)
***AssArray > Associative Array Files > Save an associative array file > Appdrive$+Appdir$+Edittext$(“User Regis”)+”.ce” > Method 55
Agora vocês devem estar se perguntando, oque é esse Method X. Este Method é o método de save que o AssArray irá usar. No meu caso, usarei o método 55. Para carregar o arquivo depois, você terá que usar o mesmo método. Isso já é uma boa proteção.

Código:
AssArray > File Progress > File is done saving
***Popup message 2 > OK Message > Information > “Conta criada com sucesso.” > “Sucesso”.
Este é apenas “um debug” para quando o arquivo for salvo/criado, ele avise que teve sucesso.

Agora, vamos para o login.
Código:
Button “Login” Clicked
+Edittext$(“User Login”) <> “”
+Edittext$(“Senha Login”) <> “”
***AssArray > Associative Array Files > Load an associative array file > Appdrive$+appdir$+Edittext$(“User Login”)+”.ce” > Method 55
Isto faz com que ao clicar, carregue o arquivo.

Código:
AssArray > File Progress > File is done loading
+GetString$(“AssArray Object”,”username”) = Edittext$(“User Login”)
+GetString$(“AssArray Object”,”password”) = Edittext$(“Senha Login”)
***Popup message 2 > OK Message > Information > “Conta acessada com sucesso.” > “Sucesso”.
Aqui oque fizemos foi o seguinte: Quando o arquivo carregar, ele compara os campos de texto com as informaçoes do arquivo se são iguais. Se sim, avisa que carregou com sucesso.

Criptografia.
Iremos fazer o mesmo exemplo do de antes, porém para concluir, iremos fechar usando a Criptografia do AssArray.
Código:
Button “Register” Clicked
+Edittext$(“User Regis”) <> “”
+Edittext$(“Senha Regis”) <> “”
***AssArray > Associative Array Files > Encrypted Files > Set Encryption Key > “MMFMaker”
***AssArray > Modify/Add String > Key “username” > Edittext$(“User Regis”)
***AssArray > Modify/Add String > Key “password” > Edittext$(“Senha Regis”)
***AssArray > Associative Array Files > Encrypted Files > Save an encrypted associative array file >  Appdrive$+Appdir$+Edittext$(“User Regis”)+”.ce” > Method 55
Isso faz com que salve tudo em um arquivo também, mas criptografado com uma chave, que no caso é “MMFMaker”.
Atenção: Não sei se isso acontece só aqui, mas para salvar com criptografia, a Encryption Key tem sempre que vir antes de tudo. Para load também.
Código:
Button “Login” Clicked
+Edittext$(“User Login”) <> “”
+Edittext$(“Senha Login”) <> “”
***AssArray > Associative Array Files > Encrypted Files > Set Encryption Key > “MMFMaker”
***AssArray > Associative Array Files > Encrypted Files > Load an encrypted associative array file > Appdrive$+appdir$+Edittext$(“User Login”)+”.ce” > Method 55
Isso faz com que carregue o arquivo criptografado com a chave “MMFMaker”.

Conclusão.
Após isso tudo, podemos ver que o Associative Array é uma ferramenta poderosa, tanto para save games quanto para banco de dados. Além de eficiente, ela é bem protegida, pois além de ter que acertar entre 125 métodos de save para poder modificar manualmente, existe a criptografia poe uma Key, que você pode colocar para uma pessoa nunca acertar, dessa maneira, deixando tudo seguro.

E é isso pessoal. Obrigado por lerem. Comentário, sugestões e criticas para o tutorial são sempre bem vindas.

Tchau pessoal.
By: Doriano/Hector/amorphis123
Doriano
Doriano
Usuário

Mensagens : 5
Data de inscrição : 18/02/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Aprendendo sobre AssArray Empty Re: Aprendendo sobre AssArray

Mensagem por Eskyz Ter 25 Jan 2011, 22:26

Essa eu vou ler o.o
Não faço nem ideia do QUE SEJA ASSARRAY, então, sua matéria vai ser super útil pra eu =D

Aprovada.
Eskyz
Eskyz
Administrador
Administrador

Mensagens : 360
Data de inscrição : 28/02/2010
Idade : 27
Localização : Brasil

http://www.mmfmakers.rg3.net/

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos