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Aprendendo sobre AssArray
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Fusion Makers :: Geral :: Matérias :: Intermediário
Página 1 de 1
Aprendendo sobre AssArray
AssArray e suas funções
Nivel: Intermediário
Introdução ao AssArray
Olá mais uma vez. Trago a vocês esta matéria que se trata da extensão chamada Associative Array, ou AssArray. Ela é uma extensão que armazena valores ou strings em varias “keys”, salvando tudo em um arquivo. Ela possui também criptografia, ajudando assim a proteger o arquivo. Neste tutorial, estaremos aprendendo como funciona e como usa-lo.
Entendendo o AssArray
Associative Array, ou AssArray, pode ser encontrado pelo nome “AssArray Object”, seguido por um icone verde.
Ao criar um AssArray Object, irá aparecer uma janela, com a opção “Remind me later”. Aconselho que desativem ela, pois sempre que você for testar seu projeto, salvar, fazer build dele, ele irá atrapalhar com essa janela. Após isso, irá aparecer outra, mas dessa vez com a opção “Make Object Data Global”. Se marcada, ela faz com que todos os AssArray com essa opção marcada compartilhem o arquivo carregado. Por exemplo, se o AssArray do Frame1 carregue o “teste.xla” e tem a opção “Make Object Data Global”, todos com a mesma marcada irão carregar o “teste.xla”.
AssArray armazena dados em “Keys”, onde são manipuladas é lógico, pelo Event Editor. No event editor, teremos as seguintes opções para o AssArray:
Modify/Add Value:
Adiciona ou Modifica uma Key de Valor Númerico.
Caso a Key não exista, ele Adiciona.
Caso a Key existe, ele Modifica.
Modify a Value >
Dentro deste grupo você achara vários actions que permitem você alterar Keys de Valores Numéricos. Nelas incluem soma, subtração, multiplicação, divisão, módulos e operação manual, onde você faz a expressão.
Modify/Add String
Adiciona ou modifica uma Key de Texto.
Caso a Key não exista, ele Adiciona.
Caso a Key existe, ele Modifica.
Addresses >
Adresses são como Keys, mas são numéricas.
Elas não valem muito a pena, por isso, ignore ela e use Keys.
Delete a Key
Está opção deleta uma Key. Acho que não preciso explicar mais sobre ela...
Clear the array
Como o nome diz: Limpa todos os dados contidos no Array.
Crop The Array
Uma outra opção que aconselho a não usar por não ter quase nenhuma utilidade.
Ela “recorta” as keys que começarem com “tal coisa”, terminarem com “tal coisa” ou que conterem “tal coisa”.
Copy The Array
Mais uma opção que aconselho a não usar por quase não ter utilidade.
Ela faz a mesma coisa que o “Crop the array”, mas ao invés de recortar, ele copia.
File Progress >
Outra opção para ignorar, pois acho que não serve para muita coisa, mas para alguns casos é boa. Nunca cheguei a testar essa opção direito, mas comigo nunca deu certo. Pelo que deu pra entender, ele seta “intervalos de tempo” para salvar e carregar arquivos.
Associative Array Files
É nesse grupo de actions que está a parte interessante. Ele pode salvar arquivos de AssArray normais, ou arquivos criptografados por uma Key que você seta usando o action “Set encryption Key”.
INI Files
Mas não só como arquivos de AssArray, ele também manipula arquivos INI, podendo tanto carregar quanto salvar um.
List Files
AssArray também mexe com arquivos de List, que são TXT com elementos separados pelas quebras de linhas.Também carrega e salva.
Errors
Sua única função é “limpar a expressão do erro”, que apaga o ultimo erro que ocorreu com o AssArray Object.
Para que usar AssArray?
AssArray Object pode ser usado para diversas funções, desde armazenar dados básicos até um grande banco de dados. Muito eficiente também como sistema de save game. Enfim, usando sua criatividade, ele pode servir para muitas coisas.
Pondo a mão na massa.
Aqui, vou passar alguns exemplos de coisas que você pode fazer com o AssArray Object.
Contas de Usuários.
Neste exemplo, estarei usando 4 editbox e a extensão Popup message 2 para confirmar a criação de conta e login.
Neste exemplo, uso estes eventos:
Agora, vamos para o login.
Criptografia.
Iremos fazer o mesmo exemplo do de antes, porém para concluir, iremos fechar usando a Criptografia do AssArray.
Atenção: Não sei se isso acontece só aqui, mas para salvar com criptografia, a Encryption Key tem sempre que vir antes de tudo. Para load também.
Conclusão.
Após isso tudo, podemos ver que o Associative Array é uma ferramenta poderosa, tanto para save games quanto para banco de dados. Além de eficiente, ela é bem protegida, pois além de ter que acertar entre 125 métodos de save para poder modificar manualmente, existe a criptografia poe uma Key, que você pode colocar para uma pessoa nunca acertar, dessa maneira, deixando tudo seguro.
E é isso pessoal. Obrigado por lerem. Comentário, sugestões e criticas para o tutorial são sempre bem vindas.
Tchau pessoal.
By: Doriano/Hector/amorphis123
Nivel: Intermediário
Introdução ao AssArray
Olá mais uma vez. Trago a vocês esta matéria que se trata da extensão chamada Associative Array, ou AssArray. Ela é uma extensão que armazena valores ou strings em varias “keys”, salvando tudo em um arquivo. Ela possui também criptografia, ajudando assim a proteger o arquivo. Neste tutorial, estaremos aprendendo como funciona e como usa-lo.
Entendendo o AssArray
Associative Array, ou AssArray, pode ser encontrado pelo nome “AssArray Object”, seguido por um icone verde.
Ao criar um AssArray Object, irá aparecer uma janela, com a opção “Remind me later”. Aconselho que desativem ela, pois sempre que você for testar seu projeto, salvar, fazer build dele, ele irá atrapalhar com essa janela. Após isso, irá aparecer outra, mas dessa vez com a opção “Make Object Data Global”. Se marcada, ela faz com que todos os AssArray com essa opção marcada compartilhem o arquivo carregado. Por exemplo, se o AssArray do Frame1 carregue o “teste.xla” e tem a opção “Make Object Data Global”, todos com a mesma marcada irão carregar o “teste.xla”.
AssArray armazena dados em “Keys”, onde são manipuladas é lógico, pelo Event Editor. No event editor, teremos as seguintes opções para o AssArray:
Modify/Add Value:
Adiciona ou Modifica uma Key de Valor Númerico.
Caso a Key não exista, ele Adiciona.
Caso a Key existe, ele Modifica.
Modify a Value >
Dentro deste grupo você achara vários actions que permitem você alterar Keys de Valores Numéricos. Nelas incluem soma, subtração, multiplicação, divisão, módulos e operação manual, onde você faz a expressão.
Modify/Add String
Adiciona ou modifica uma Key de Texto.
Caso a Key não exista, ele Adiciona.
Caso a Key existe, ele Modifica.
Addresses >
Adresses são como Keys, mas são numéricas.
Elas não valem muito a pena, por isso, ignore ela e use Keys.
Delete a Key
Está opção deleta uma Key. Acho que não preciso explicar mais sobre ela...
Clear the array
Como o nome diz: Limpa todos os dados contidos no Array.
Crop The Array
Uma outra opção que aconselho a não usar por não ter quase nenhuma utilidade.
Ela “recorta” as keys que começarem com “tal coisa”, terminarem com “tal coisa” ou que conterem “tal coisa”.
Copy The Array
Mais uma opção que aconselho a não usar por quase não ter utilidade.
Ela faz a mesma coisa que o “Crop the array”, mas ao invés de recortar, ele copia.
File Progress >
Outra opção para ignorar, pois acho que não serve para muita coisa, mas para alguns casos é boa. Nunca cheguei a testar essa opção direito, mas comigo nunca deu certo. Pelo que deu pra entender, ele seta “intervalos de tempo” para salvar e carregar arquivos.
Associative Array Files
É nesse grupo de actions que está a parte interessante. Ele pode salvar arquivos de AssArray normais, ou arquivos criptografados por uma Key que você seta usando o action “Set encryption Key”.
INI Files
Mas não só como arquivos de AssArray, ele também manipula arquivos INI, podendo tanto carregar quanto salvar um.
List Files
AssArray também mexe com arquivos de List, que são TXT com elementos separados pelas quebras de linhas.Também carrega e salva.
Errors
Sua única função é “limpar a expressão do erro”, que apaga o ultimo erro que ocorreu com o AssArray Object.
Para que usar AssArray?
AssArray Object pode ser usado para diversas funções, desde armazenar dados básicos até um grande banco de dados. Muito eficiente também como sistema de save game. Enfim, usando sua criatividade, ele pode servir para muitas coisas.
Pondo a mão na massa.
Aqui, vou passar alguns exemplos de coisas que você pode fazer com o AssArray Object.
Contas de Usuários.
Neste exemplo, estarei usando 4 editbox e a extensão Popup message 2 para confirmar a criação de conta e login.
Neste exemplo, uso estes eventos:
- Código:
Button “Register” Clicked
+Edittext$(“User Regis”) <> “”
+Edittext$(“Senha Regis”) <> “”
***AssArray > Modify/Add String > Key “username” > Edittext$(“User Regis”)
***AssArray > Modify/Add String > Key “password” > Edittext$(“Senha Regis”)
***AssArray > Associative Array Files > Save an associative array file > Appdrive$+Appdir$+Edittext$(“User Regis”)+”.ce” > Method 55
- Código:
AssArray > File Progress > File is done saving
***Popup message 2 > OK Message > Information > “Conta criada com sucesso.” > “Sucesso”.
Agora, vamos para o login.
- Código:
Button “Login” Clicked
+Edittext$(“User Login”) <> “”
+Edittext$(“Senha Login”) <> “”
***AssArray > Associative Array Files > Load an associative array file > Appdrive$+appdir$+Edittext$(“User Login”)+”.ce” > Method 55
- Código:
AssArray > File Progress > File is done loading
+GetString$(“AssArray Object”,”username”) = Edittext$(“User Login”)
+GetString$(“AssArray Object”,”password”) = Edittext$(“Senha Login”)
***Popup message 2 > OK Message > Information > “Conta acessada com sucesso.” > “Sucesso”.
Criptografia.
Iremos fazer o mesmo exemplo do de antes, porém para concluir, iremos fechar usando a Criptografia do AssArray.
- Código:
Button “Register” Clicked
+Edittext$(“User Regis”) <> “”
+Edittext$(“Senha Regis”) <> “”
***AssArray > Associative Array Files > Encrypted Files > Set Encryption Key > “MMFMaker”
***AssArray > Modify/Add String > Key “username” > Edittext$(“User Regis”)
***AssArray > Modify/Add String > Key “password” > Edittext$(“Senha Regis”)
***AssArray > Associative Array Files > Encrypted Files > Save an encrypted associative array file > Appdrive$+Appdir$+Edittext$(“User Regis”)+”.ce” > Method 55
Atenção: Não sei se isso acontece só aqui, mas para salvar com criptografia, a Encryption Key tem sempre que vir antes de tudo. Para load também.
- Código:
Button “Login” Clicked
+Edittext$(“User Login”) <> “”
+Edittext$(“Senha Login”) <> “”
***AssArray > Associative Array Files > Encrypted Files > Set Encryption Key > “MMFMaker”
***AssArray > Associative Array Files > Encrypted Files > Load an encrypted associative array file > Appdrive$+appdir$+Edittext$(“User Login”)+”.ce” > Method 55
Conclusão.
Após isso tudo, podemos ver que o Associative Array é uma ferramenta poderosa, tanto para save games quanto para banco de dados. Além de eficiente, ela é bem protegida, pois além de ter que acertar entre 125 métodos de save para poder modificar manualmente, existe a criptografia poe uma Key, que você pode colocar para uma pessoa nunca acertar, dessa maneira, deixando tudo seguro.
E é isso pessoal. Obrigado por lerem. Comentário, sugestões e criticas para o tutorial são sempre bem vindas.
Tchau pessoal.
By: Doriano/Hector/amorphis123
Doriano- Usuário
- Mensagens : 5
Data de inscrição : 18/02/2010
Re: Aprendendo sobre AssArray
Essa eu vou ler o.o
Não faço nem ideia do QUE SEJA ASSARRAY, então, sua matéria vai ser super útil pra eu =D
Aprovada.
Não faço nem ideia do QUE SEJA ASSARRAY, então, sua matéria vai ser super útil pra eu =D
Aprovada.
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