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Detector de Angulo

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Detector de Angulo

Mensagem por Matheus290 em Sex 20 Ago 2010, 20:04

Olá pessoal, tudo bem? Bom, hoje o “Tio Thetheus” irá ensinar como fazer um detector de ângulo para jogos em plataforma. É muito usado no Sonic. Esse detector não é pra fazer um movimento 360, tanto que se você tentar fazer usando esse meio, não vai dar certo. Pois o objeto sempre ficará caindo como no tuto de sombra.

Antes de ler esse tutorial, leia o tutorial de sombra que eu fiz. Assim ficará muito mais fácil de entender como fazer um detector de ângulo.

Para começar, pegue o personagem que usará no game (nesse caso, estou usando o Sonic, pois são nos jogos dele que ele vai inclinando conforme o chão), pegue o pé dele e crie um novo active com esse pé. Agora, preencha todo o active com a cor preta e em uma das pontas (esquerda ou direita) pinte de azul (ou qualquer outra cor... é que depois fica mais fácil para se localizar). Faça isso duas vezes, uma para o lado esquerdo e outro para o direito. Centralize o Hot Pot na figura e ajuste o Action Pot bem no centro da ponta colorida, como na imagem abaixo:



Crie agora mais dois actives, os dois com 1x1. Pinte conforme a cor do active do tamanho do pé do personagem (aquele que eu falei pra pintar de preto). Bom, com isso, seu Frame Editor deve estar assim:



Agora, crie um Advanced Math Object (extenão) e um backdrop com o relevo do jeito que você quiser. Meu Frame Editor está assim:



Vamos para o Event Editor:

Primeiro vamos para os eventos do detector do ângulo. Queremos que ele fique sempre no chão e nos acompanhando como se fosse uma sombra. Então, faremos igual ao tuto de sombra. Só que dessa vez tem que fazer uma coisa antes. Lembra que eu falei pra desenhar aqueles 2 actives pretos com pontas coloridas? Vamos usar eles agora!

Queremos que os pontos 1x1 coloridos fiquem sempre no hotpot do active preto. Então, faça com que o MMF entenda isso.

Always ---> Set 1x1 azul position at (0,0) from “Active Preto ponta azul” (action Pot)

Always ---> Set 1x1 vermelho position at (0,0) from “Active Preto ponta vermelho” (action Pot)

Pronto, agora os 1x1 azul e vermelho sempre ficarão na posição 0,0 do active preto com a ponta de sua respectiva cor.

Agora um Loop:

Always ---> Start Loop (nome que você quiser) “Desce Azul” 999 times

Always ---> Start Loop (nome que você quiser) “Desce Vermelho” 999 times

On Loop “Desce Azul”
+ X ”1x1 azul” overlapping a Backdrop ----------> Set Y position to Y “1x1 azul” + 1

On Loop “Desce Vermelho”
+ X ”1x1 vermelho” overlapping a Backdrop ----------> Set Y position to Y “1x1 vermelho” + 1

Entendeu? Sempre ele ficará caindo da posição do active preto com ponta colorida... nada de novo, afinal, isso já tinha no tuto da sombra.

Os actives pretos precisam ficar na posição do Pé do Sonic, então:

Always ---> Set position of (active preto com ponta azul) at (0,0) from Sonic

Always ---> Set position of (active preto com ponta vermelho) at (0,0) from Sonic

Tio Thetheus, e agora? Só isso?
...

Viu que os pontos estão fazendo um tipo reta? Então, que tal fazer com que o MMF detecte essa reta? Para isso, vamos usar o Advanced Math Object.

Start of Frame ---> Set fixed object to (ponto 1x1 da esquerda)

Esse “da esquerda” que coloquei significa que fica do lado esquerdo… dã! Tem 2, o da esquerda é o que você tem que por no Level Editor.

Always ---> Set Alterable Value A of Sonic to…

Vá em Advanced Math Object ---> Pre-Codec Formulas ---> Decimal Output Formulas ---> Angle from Fixed object to x,y

No primeiro “> Enter value here <” Coloque o X do ponto da direita e no segundo coloque o Y do ponto da direita. Meio óbvio né? xD

Pronto!

Agora, queremos que o Sonic tenha esse ângulo que foi detectado. Então:

Always ---> Set Angle of Sonic to Alterable Value A (a qualidade você escolhe…)


Pronto! Agora pra ficar mais preciso ainda:

Always ---> Set angle of Active preto de ponta colorida to Alterable Value A of Sonic.

Faça mesmo com o outro active preto.

Legal!!! Terminamos!!! Facin Facin né? Very Happy

Só isso, Tio Thetheus?
Só! Fácil né?

Não!
Então vai cagar...

O.o’
Very Happy

NAQ

Tio Thetheus, ta dando tudo errado! Os actives 1x1 sumiram e o Sonic não ta parando no chão. O que pode ser?
Você colocou pro Backdrop funcionar como Obstacle? Então... ¬¬’
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Matheus290
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Re: Detector de Angulo

Mensagem por Sgt. Lucas em Sab 25 Set 2010, 12:31

Muito complexo para aprender por tutoriais, sou mais uma engine logo!
XD
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Re: Detector de Angulo

Mensagem por Sonic Flame em Sab 25 Set 2010, 12:47

Nossa vou tentar fazer isso pro meu proximo jogo...
Hmmm secreto!

Lol Tio Matheus essa foi muito zuado hehe

Só isso, Tio Thetheus?
Só! Fácil né?

Não!
Então vai cagar...

lol! lol! lol! lol! lol!
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Re: Detector de Angulo

Mensagem por Sgt. Lucas em Sab 25 Set 2010, 12:50

XP
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Re: Detector de Angulo

Mensagem por Matheus290 em Sab 25 Set 2010, 12:51

Nada a ver cara, o tutorial faz você aprender. A engine faz você copiar. Ou seja, não aprende nada. Só copia, copia e copia...
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Re: Detector de Angulo

Mensagem por Sgt. Lucas em Sab 25 Set 2010, 12:53

Eu não só copio, mas eu tenho o contato direto com como fazer por todos os detalhes sem + nem - .Já passei por uma fase de Ctrl + c e Ctrl + v só estou dizendo que o jeito em que eu aprendo melhor é assim. Razz Razz
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Re: Detector de Angulo

Mensagem por Sonic_BR em Ter 21 Jun 2011, 20:12

Aqui não aconteceu nada =/



_____________________


Aww yeah!
Achei uma "apostila" de pixel art!

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Re: Detector de Angulo

Mensagem por flasher em Qua 22 Jun 2011, 11:12

To cheio de extensão aqui mas não tenho essa, alguém poderia arrumar ela pra mim?
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Re: Detector de Angulo

Mensagem por Filipe Santos em Dom 16 Out 2011, 10:01

Matheus, pode me ajudar? o Amath ñ tá pegando no MMFD2... =(
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Re: Detector de Angulo

Mensagem por Matheus290 em Dom 16 Out 2011, 13:33

Ao invés do A-Math, usa o A-Direction. Também tem a função de encontrar o ângulo.
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Re: Detector de Angulo

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