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Engine de Movimento 360 Linkado

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Engine de Movimento 360 Linkado

Mensagem por Matheus290 em Dom 24 Ago 2014, 12:25

Pessoal, estou passando para vocês uma engine de Movimento 360 Linkado ao Chão. Falando assim não tem muito sentido, mas veja a capa e teste a engine.


Para entender o movimento, é necessário:

  • Saber Loopings
  • Saber o básico do Mov. Custom
  • Saber o básico do 360 (Seno e Cosseno)
  • Ter entendido a Engine de Raycast
  • Ter a extensão Advance Direction


Estando tudo isso Ok, abra a engine, vá olhando as explicações nos frames e nos eventos para que entenda tudo.

Tentei deixar o mais simplificado e explicado possível. Espero que gostem e aprendam Smile



Aqui vão algumas imagens (para entendê-las, abra a engine e leia as explicações).







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Re: Engine de Movimento 360 Linkado

Mensagem por Davimmf2 em Dom 24 Ago 2014, 18:36

bem legal, mas como faço um movimento de carro plataforma?, tipo, qdo subir a rampa, ele dar um pulo, e ser puxado pra trás se subir um slope muito vertical?
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Re: Engine de Movimento 360 Linkado

Mensagem por Matheus290 em Dom 24 Ago 2014, 18:54

Bom, o melhor é usar o Physics pra isso. Mas, caso queira fazer dessa forma, é só adicionar o Seno+180 à velocidade, criar gravidade, uma detecção de colisão com o solo... Bom, aí é só aplicar o Mov. Custom normal nesse sistema de 360.

Acho melhor usar o Physics mesmo, porque usando essa forma vai ficar muito complicado pra você agora.



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Re: Engine de Movimento 360 Linkado

Mensagem por leodigaum em Dom 24 Ago 2014, 19:00

Gostei, funciona direitinho, mão na roda agora pra quem quiser fazer algum jogo tipo sonic hehehe, so editar alguns parametros e ja era ^^
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Re: Engine de Movimento 360 Linkado

Mensagem por Matheus290 em Dom 24 Ago 2014, 19:14

Valeu! Very Happy

Exatamente, essa engine é a base para fazer o movimento do Sonic. A próxima engine que eu postar nesse tema, vai ser o movimento básico do Sonic. Na verdade, o mais difícil mesmo era fazer esse Mov 360. O resto agora é sussa.



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Re: Engine de Movimento 360 Linkado

Mensagem por Eskyz em Dom 24 Ago 2014, 19:17

Cara, a engine realmente ficou bem legal!! Muito bem feita e bem explicada, parabéns!! Ainda lembro do tempo que você queria muito fazer um jogo do Sonic, mas tinha dificuldade devido às engines gringas, de explicações rasas...

E a grande sacada nem foi só a engine em si. Achei muito boa a ideia da "explicação inicial", na qual você dá logo uma noção geral do que vai ser feito. Isso, juntamente com os comentários, ajuda pra caramba na hora de entender os eventos, porque o leitor já pega a "ideia", o "caminho".

Ainda não pude dar uma estudada nela porque tô realmente cansado agora. Meus olhos mal tão ficando abertos. Mas o capricho é evidente. Parabéns de novo, e obrigado por essa contribuição Smile
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Re: Engine de Movimento 360 Linkado

Mensagem por Matheus290 em Dom 24 Ago 2014, 19:47

Valeu Eskyz Very Happy kkkkkk Ainda quero! Só que eu queria fazer com uma engine feita do 0 por mim. Agora isso é possível kkkkkk.

Sim, as engines não eram bem explicadas e tinham uma programação bem confusa.

Exatamente, eu fiz essa "intro" pra dar a ideia do que deve ser feito para que a engine funcione. Uma forma de "abrir o caminho para o raciocínio".

kkkkkk Imagino. Poxa, obrigado Very Happy

Obrigado pelos comentários pessoal Very Happy Fico muito feliz Smile



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Re: Engine de Movimento 360 Linkado

Mensagem por Davimmf2 em Dom 24 Ago 2014, 21:44

Vou pegar a engine do sonic qdo tiver pronta e adaptar pra um carro, pois os movimentos do sonic é bem parecido com o de um carro. Eu já tentei usar physics mas é mto difícil, e não aceita backdrops, aumentando o gasto de memória do jogo
A engine tá ótima, parabéns!

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seno +180 á velocidade??? não entendi.



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Re: Engine de Movimento 360 Linkado

Mensagem por Matheus290 em Dom 24 Ago 2014, 22:06

Você viu que tem uma variável chamada "Velocidade"? Se você adicionar o Seno do ângulo + 180 à essa variável, você criará um efeito de "gravidade" (apenas no solo). É a lógica...

Se ângulo é 90, Seno é 1, porém como é +180, então seria 270, e Seno de 270 é -1. Adicionando à variável Velocidade, você fará a máscara andar para baixo (já que estando no ângulo de 90, ela só pode estar na parede).

É apenas lógica de programação e matemática. Não recomendo você estudar essa engine agora. Estude mais Mov. Custom básico, Loopings e Trigonometria básica. Quando estiver entendendo tudo certinho, aí sim pode estudar ela.



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Re: Engine de Movimento 360 Linkado

Mensagem por Davimmf2 em Seg 25 Ago 2014, 11:25

Mov. custom e looping eu já sei. Só tenho algumas dificuldades em mov. custom plataforma no slope, mas um custom de 8 direções com loop é moleza. De tarde qdo chegar da aula eu posto minha engine 8 direções com loop.
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Re: Engine de Movimento 360 Linkado

Mensagem por Matheus290 em Seg 25 Ago 2014, 13:47

Davimmf2 escreveu:Só tenho algumas dificuldades em mov. custom plataforma no slope

Exatamente, essa engine de Mov 360 Linkado ao Chão é puramente Slope + Trigonometria básica. Por isso que eu disse que não te recomendo a querer aprender ela agora. Mas se você quiser tentar, é bom também, assim aprende coisas novas.



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Re: Engine de Movimento 360 Linkado

Mensagem por Davimmf2 em Seg 25 Ago 2014, 18:21

Então, eu gosto de estudar novas coisas para aprender mais.
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