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[Não resolvido] Precisando de uma engine de MegaMan X para meu jogo!

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[Não resolvido] Precisando de uma engine de MegaMan X para meu jogo!

Mensagem por Davimmf2 em Qui 19 Jun 2014, 18:49

Olá a todos,
Como estou desenvolvendo um projeto de megaman x, estou precisando de uma engine completa (ou quase), estilo megaman x com:

  • Dash
  • Wall Jump (pular na parede)
  • Wall slide (deslizar na parede)
  • Tiros carregados de 3 níveis
  • Subir/descer escadas
  • Slope (subir/descer ladeiras)
  • Scrolling estilo megaman x (opcional)
  • Porta dos chefes (opcional)

Estou até tentando fazer uma, mas eu não consigo fazer wall jump/slide, subir escadas e tiro carregado.
Não precisa colocar seleção de personagem que isso eu sei.
Se alguém quiser fazer a engine, ou tiver uma pronta é só postar.
Abraços


Última edição por Davimmf2 em Qui 19 Jun 2014, 23:09, editado 1 vez(es)
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Re: [Não resolvido] Precisando de uma engine de MegaMan X para meu jogo!

Mensagem por Eskyz em Qui 19 Jun 2014, 20:42

Cara, estou sem MMF2 aqui, mas tenta usar detectores laterais pro WallJump e WallSlide (se não me engano, o nome da técnica é Chute Triplo). Daí tu desenvolve o raciocínio em cima disso...
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Re: [Não resolvido] Precisando de uma engine de MegaMan X para meu jogo!

Mensagem por Davimmf2 em Qui 19 Jun 2014, 21:29

Você poderia me passar o tutorial.
Se você quiser, eu te passo o meu mmf2 developer build 251 de graça (falei certo?).
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Re: [Não resolvido] Precisando de uma engine de MegaMan X para meu jogo!

Mensagem por Eskyz em Sex 20 Jun 2014, 01:25

Eis o problema, não tem um "tutorial" pra isso, pelo menos não que eu saiba. O jeito era ver aqui como fazer e te passar o método.

Bom, não é que eu não tenha o MMF2. Eu tenho o instalador em um CD. O problema maior é que é bem difícil arranjar uma versão livre de vírus (baixei umas 3 vezes, todas vieram infectadas). E tô tentando manter o PC limpo. Inclusive, adotei os programas open source e estou re-aprendendo tudo neles. Tá sendo difícil, mas acho que vai valer a pena.
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Re: [Não resolvido] Precisando de uma engine de MegaMan X para meu jogo!

Mensagem por Davimmf2 em Sex 20 Jun 2014, 10:35

Eu até consegui fazer wall jump e slide, é só diminuir a gravidade na hora que o cara apertar esquerda e o detector lateral tiver sobrepondo a parede, ja o walljump, e so fazer ele pular qdo o detector lateral estiver sobrepondo a parede, mas ta muito bugadao
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Re: [Não resolvido] Precisando de uma engine de MegaMan X para meu jogo!

Mensagem por Davimmf2 em Sab 21 Jun 2014, 21:16

Puxa, ninguém vai me ajudar? parece que este fórum esta morto mesmo Sad
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Re: [Não resolvido] Precisando de uma engine de MegaMan X para meu jogo!

Mensagem por Matheus290 em Sab 21 Jun 2014, 21:53

Você precisa aprender Mov. Custom. É só procurar engines e tutoriais de Mov. Custom e aprender. É bem simples. Rapidamente você aprende e consegue fazer uma engine do MMX.



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Re: [Não resolvido] Precisando de uma engine de MegaMan X para meu jogo!

Mensagem por Davimmf2 em Sab 21 Jun 2014, 22:48

Eu to fazendo ela com platform movement object, até a postei aqui no fórum:http://fusionmakers.ace.st/t696-engine-de-megaman-x-muito-bugada#6403, mas tá muito bugada, porém em constante atualização.
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Re: [Não resolvido] Precisando de uma engine de MegaMan X para meu jogo!

Mensagem por Eskyz em Seg 23 Jun 2014, 17:10

Cara, é verdade que o fórum está meio parado, mas as grandes comunidades de MMF2 nunca foram realmente tão grandes, depois da BRM, praticamente deixaram de existir. É um maker, afinal.

Estou pensando em adquirir o Fusion 2.5 pela Steam, pra ir quebrando o galho enquanto estudo C/C++, já que ainda me sinto muito limitado nas linguagens. Até dia 30 desse mês vou estar adquirindo, durante a promoção de férias (tô esperando o último dia, ver se aparece uma promoção ainda melhor). Tá de 85 reais a versão Standard. Acho que vale a pena. Quando fizer a comprar, posso tentar te dar uma força com isso daí Wink
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Re: [Não resolvido] Precisando de uma engine de MegaMan X para meu jogo!

Mensagem por Davimmf2 em Seg 23 Jun 2014, 21:35

movimento custom já entendo, só que eu NÃO sei wall jump/slide e essas coisas ai.
Cara, serei muito grato se vc me ajudar, em retribuição poderei te dar uma mão em alguma coisa tambem ok?
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Re: [Não resolvido] Precisando de uma engine de MegaMan X para meu jogo!

Mensagem por Eskyz em Seg 23 Jun 2014, 22:43

Ok, mas relaxe sobre isso. Só te peço que espere uns dias aí. Porque se eu comprar com 50% e depois abaixarem ainda mais me arrependeria depois.
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Re: [Não resolvido] Precisando de uma engine de MegaMan X para meu jogo!

Mensagem por Davimmf2 em Ter 24 Jun 2014, 18:39

Ok... Achei um site gringo todo em francês (Afff!) com umas engines boas de megaman, O movimento é meio bugado e mal programado, mas a IA dos inimigos é boa.
Tá aí o site, tem exemplos e libs mt boas:http://biblioklik.free.fr/
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Re: [Não resolvido] Precisando de uma engine de MegaMan X para meu jogo!

Mensagem por Eskyz em Qua 25 Jun 2014, 10:12

Dei uma olhada aqui, só não posso abrir. Obrigado por compartilhar Wink

Ainda é dia 25. Pretendo comprar o CF2.5 dia 29, porque aí é bem improvável o preço baixar mais. Desculpa aí te fazer esperar tanto.

Abç.
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Re: [Não resolvido] Precisando de uma engine de MegaMan X para meu jogo!

Mensagem por Davimmf2 em Qua 25 Jun 2014, 17:44

Num "iskenta" não hehehe. O único problema é que o mmf2 não abre arquivos do cf2, só ao contrário, e o meu é o mmf2 developer!
Ahhhh, eu lembrei agora, consegui fazer o tiro carregado sem bugs!, pelo menos não achei nenhum até agora!
O mais difícil é deixar a engine idêntica ao jogo original, pois a original é completamente sem bugs (Os programadores da Capcom são muito inteligentes!), e a velocidade do personagem, gravidade, altura do pulo, velocidade do projétil, velocidade do dash, eu pretendo deixar identico ao original, sei que é complicado, mas vou tentar.
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Re: [Não resolvido] Precisando de uma engine de MegaMan X para meu jogo!

Mensagem por Eskyz em Qua 25 Jun 2014, 18:53

Mas o importante é o método. As funções do CF2.5 não podem ser muito diferentes das do MMF2. Daí, eu te diria COMO fazer, e não só passaria o arquivo, entende? Claro, o CF2.5 deve ter algumas novas funções, mas faz tanto tempo que uso o MMF2 que saberia dizer quais estão ou não presentes neste.

Sobre o tiro carregado, acho que isso pode ser resolvido com contadores. Tenta usar essa ideia.
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Re: [Não resolvido] Precisando de uma engine de MegaMan X para meu jogo!

Mensagem por Matheus290 em Qua 25 Jun 2014, 22:23

O CF2.5 só ganhou novas funções em relação ao MMF2. Eu uso os softwares da Clickteam desde a época do Multimedia Fusion Express/The Games Factory, e de uma versão pra outra, a única coisa que muda é correção de bugs e aumento de "capacidade" da ferramenta. Ou seja, o Eskyz com o CF2.5 vai poder ir te ajudando a responder as dúvidas com a engine.

Agora, cara, sério, tentar fazer Wall Slide com o Platform Object não é difícil, mas fica uma porcaria por causa de tantos bugs. É melhor você começar a aprender mov. custom do 0 (desde o básico 2D) até o movimento do MMX.

Eu pretendo ensinar Mov. Custom em video-aulas, mas vai demorar um pouco porque eu preciso seguir etapas até chegar no Mov. Custom. Mas eu vou ensinar, e se quiser aprender desde o basicão, é só aguardar um pouco (um pouco que eu digo, é cerca de 3 semanas).



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Re: [Não resolvido] Precisando de uma engine de MegaMan X para meu jogo!

Mensagem por Eskyz em Qui 26 Jun 2014, 13:49

Eu assino embaixo. Custom, sempre. PMO quebra galho pra jogos genéricos. Se você quer algo elaborado como Megaman X, vai no Custom.

Mudei meus planos. Sinceramente, já perdi a esperança de a promoção melhorar. 50% é bom, então, ainda hoje vou pagar o boleto.

P.S.: Aguardando ansiosamente suas aulas aí, Matheus. São sempre bem instrutivas.
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Re: [Não resolvido] Precisando de uma engine de MegaMan X para meu jogo!

Mensagem por Davimmf2 em Qui 26 Jun 2014, 15:52

Eu sei mov. custom por fast loop, mas o slope fica todo bugadão, o personagem sobe a ladeira entrando dentro dela e desce pulando.

já q não é recomendado o platform movement object, alguém poderia então fazer um mov. custom sem nenhum bug, inclusive estes, por
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Re: [Não resolvido] Precisando de uma engine de MegaMan X para meu jogo!

Mensagem por Ricardo em Qui 26 Jun 2014, 16:53

eu dei uma modificada numa engine de movimento custom q eu fiz há uns meses, e consegui fazer o wall slide. não tentei fazer o walljump, mas deve ser fácil. o problema é que o personagem n sobe slopes.

engine: https://dl.dropboxusercontent.com/u/48262077/enigne%20plataforma.mfa
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Re: [Não resolvido] Precisando de uma engine de MegaMan X para meu jogo!

Mensagem por Eskyz em Qui 26 Jun 2014, 17:52

Bom Davi, é porque a matéria que tem lá no blog sobre Mov. Custom de Fast Loop não inclui slope (essa seria a parte 3). Você precisa programar o Slope também (assim como no custom tradicional).

Quem conseguiu fazer slope no Mov. de Fast Loops foi o Matheus, não sei se ele ainda lembra... particularmente, rachei a cuca uma vez tentando e não consegui de jeito nenhum programá-lo . Existe um jeito, eu só não sei qual é hehe.
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Re: [Não resolvido] Precisando de uma engine de MegaMan X para meu jogo!

Mensagem por Davimmf2 em Qui 26 Jun 2014, 19:08

Eskyz, eu tambem tentei usar teu exemplo de mov. custom q vc colocou no blog, ele sobe slope mas desce pulando e programar um slope perfeito é muito difícil. Será que ninguém por favor vai fazer um movimento custom pra mim?.
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Re: [Não resolvido] Precisando de uma engine de MegaMan X para meu jogo!

Mensagem por Ricardo em Qui 26 Jun 2014, 20:11

Eu mexi mais um pouco na engine e add walljump e slope, mas o slope tá meio ruim

https://dl.dropboxusercontent.com/u/48262077/enigne%20plataforma%20%282%29.mfa
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Re: [Não resolvido] Precisando de uma engine de MegaMan X para meu jogo!

Mensagem por Eskyz em Qui 26 Jun 2014, 20:34

Não é questão de querer, cara. Meu CF2.5 ainda não chegou. E o Matheus só vai ter tempo livre daqui a 3 semanas. Enquanto isso, o Ricardo tá tentando ajudar aí como pode. Só estamos te pedindo paciência... e essa é uma virtude essencial se você quer mesmo desenvolver jogos. Não só isso, mas qualquer coisa que você queira fazer bem, vai precisar de paciência. Ansiedade por resultados é o que leva muita gente a ruína.

Mas eu acho que tenho minha parcela de culpa nisso. A questão é que eu nunca cheguei a fazer uma matéria de movimento personalizado tradicional lá na MMFM, então nem tem como os leitores aprenderem isso. Só escrevi sobre o de FastLoops - que, por sinal, também é excelente, mas não faço ideia de como programar um Slope pra ele (tive várias ideias, nenhuma deu certo).
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Re: [Não resolvido] Precisando de uma engine de MegaMan X para meu jogo!

Mensagem por Davimmf2 em Qui 26 Jun 2014, 21:02

Obrigado pela ajuda ricardo Vou ver isso amanhã pq estou de viagem e estou acessando o forum por celular.
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Re: [Não resolvido] Precisando de uma engine de MegaMan X para meu jogo!

Mensagem por Eskyz em Sex 27 Jun 2014, 15:19

Recebi meu CF2.5. Resolvi aqui o problema do tiro carregável. Porém, já estou de saída, então não posso ver o resto agora. Para fazer o tiro carregável, faça o seguinte:

Em primeiro lugar, adicione um Counter ao frame. Defina seu valor inicial para 1. O valor mínimo também deve ser 1. O valor máximo fica a seu critério, e irei tratá-lo aqui como uma variável chamada valorMax. Esse valor máximo é o limite da contagem, é o valor no qual o tiro mais poderoso será lançado.

Agora, os eventos.

Upon pressing "TECLA DE TIRO"
Ação para atirar o projétil mais fraco

Esse aí foi só pro tiro mais fraco. Agora vamos fazer os outros dois.

Repeat while "TECLA DE TIRO" is pressed
Add 1 to counter

Enquanto o jogador estiver pressionando a tecla de tiro, adicionará um ao valor do Counter. Faremos isso porque é esse counter que vai controlar a potência do tiro.

X Repeat while "TECLA DE TIRO" is pressed
Counter < valorMed

Set Counter to 1

Esse valorMed é outro valor que fica por sua conta. Basicamente, é a partir dele que o projétil intermediário será lançado. Novamente, vou me referir a esse valor como se fosse uma variável, já que ele fica por sua conta. Então, voltando... nós definimos o Contador para 1. Isso quer dizer que se o jogador deixar de pressionar a tecla de tiro antes de obter a carga necessária para o tiro 2, a contagem é resetada. Fazemos isso porque, senão, os milésimos de segundo nos quais ele ficou apertando a tecla de tiro seriam contabilizados da próxima vez que ele atirasse. Chegaria uma hora que o personagem atiraria um projétil intermediário sem necessidade de realmente carregar.

Continuando:
X Repeat while "TECLA DE TIRO" is pressed
Counter >= valorMed
Counter < valorMax

Ação para atirar o projétil intermediário
Set Counter to 1

Sem mistérios aqui. Se ele tiver carregamento suficiente para o projétil intermediário, mas não para o mais poderoso, singifica que o jogador estava pressionando a tecla de tiro até chegar a esse ponto. Então, se ele tiver tal carga, mas não estiver pressionando a tecla de tiro, é porque soltou a tecla. Ou seja, é hora de atirar o projétil intermediário. Depois disso, o valor do counter é definido para 1 novamente, a fim de recomeçar a contagem.

Último evento:
X Repeat while "TECLA DE TIRO" is pressed
Counter = valorMax

Ação para atirar o projétil mais forte
Set Counter to 1

Mesma lógica do evento anterior. Mas aqui, para o projétil mais poderoso. Se o jogador soltar a tecla quando tiver carga suficiente para o projétil mais forte, ele atira o projétil mais forte, e, de novo, zeramos a contagem. Sem mistério. Bem simples.

Bônus - animações:
Counter < valorMed
Animação de quando não está carregando nada

Counter >= valorMed
Counter < valorMax

Animação de quando tem carga para o projétil mediano

Counter = valorMax
Animação de quando tem carga para o projétil máximo

Pra tiro carregado, é isso aí. No momento, vou ter que sair, combinei de emprestar uma coisa prum amigo meu aí (gente boa ele). Depois dou uma olhada no resto, abraço Wink
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Re: [Não resolvido] Precisando de uma engine de MegaMan X para meu jogo!

Mensagem por Matheus290 em Sex 27 Jun 2014, 16:36

Dá uma olhada nisso: Mov. Custom

Clique para redimensionar, segure e arraste para mover, clique em Criar para criar o personagem.

Veja que o Slope funciona. Tem um bug de 1px? Tem! Mas isso eu já resolvi! É que essa engine eu fiz já faz um tempo, e eu não tinha pensado numa forma de resolver isso. Mas de qualquer forma, eu vou ajudar a você fazer essa engine do MMX! Eu fiquei animado em fazer as aulas! Aguarde! Eu vou fazer e você vai conseguir fazer uma Mov. Custom de cabeça! Very Happy


Última edição por Matheus290 em Sex 27 Jun 2014, 18:02, editado 1 vez(es)



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Re: [Não resolvido] Precisando de uma engine de MegaMan X para meu jogo!

Mensagem por Ricardo em Sex 27 Jun 2014, 16:48

Ô matheus, o link tá errado
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Re: [Não resolvido] Precisando de uma engine de MegaMan X para meu jogo!

Mensagem por Matheus290 em Sex 27 Jun 2014, 18:02

Tá certo, era uma trollada mesmo... Mentira, eu cliquei "copiar para a area de transferência" mas não foi. E quando colei o link, nem verifiquei. Fail duplo no mesmo dia! Mas tá aí, consertado!



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Re: [Não resolvido] Precisando de uma engine de MegaMan X para meu jogo!

Mensagem por Eskyz em Sex 27 Jun 2014, 18:37

Também tô a fim de ajudar hehe

Mas pelo que eu tô vendo, a maioria das dúvidas estão atreladas diretamente à forma como ele faz a movimentação. Então, acho que o jeito é programar tudo do zero e dar pra ele uma engine completa mesmo. Até porque o Davi não é de dar CTRL+C e CTRL+V.

Além disso, tem o grande problema de ele usar MMF2, e a gente CF2.5.
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Re: [Não resolvido] Precisando de uma engine de MegaMan X para meu jogo!

Mensagem por Matheus290 em Sex 27 Jun 2014, 18:48

Ainda tenho o MMF2 aqui. To gravando a video-aula com ele kkkkk.

Davi, se quiser, eu faço o mov. aqui então e te passo. Mas cara, sério, ESTUDA a engine! Por que só dar CTRL + C e CTRL + V não vira. Você não aprende. Aí se der algum bug, você não vai saber arrumar por não saber a origem. Tenta ir estudando e repetindo a engine de cabeça (não decorando, mas sim, entendendo).



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Re: [Não resolvido] Precisando de uma engine de MegaMan X para meu jogo!

Mensagem por Eskyz em Sex 27 Jun 2014, 18:57

Eu não tenho mais o MMF2 :/

Nunca acho ele sem vírus, aí lasca!

Antes de formatar o PC, fui inventar de instalar UM programa pirata. Ferrou meu PC! Tive que formatar. Desde então só tô usando programa free e opensource. Até hoje não tive problemas.
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Re: [Não resolvido] Precisando de uma engine de MegaMan X para meu jogo!

Mensagem por Davimmf2 em Sex 27 Jun 2014, 20:34

Após horas fuçando na net, achei um movimento custom perfeito, programado por um tal de zephni. Só falta fazer wall jump/slide/dash/tiro, etc. O personagem sobe/desce slope perfeitamente. Vou usar a engine do ricardo como base para o wall jump e slide. Muito obrigado Ricardo! sua ajuda é sempre bem vinda!
Já o dash é o mais fácil de programar.
Link para download:
http://www.4shared.com/get/PJrfkPkl/Zephni_custom_move_v2.html

Eskyz: eu ja programei o tiro carregado, alem do dash. ta sem bugs. Obrigado pela tentativa de ajudar. Se alguém ai kiser entrar no meu projeto, fala!
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Re: [Não resolvido] Precisando de uma engine de MegaMan X para meu jogo!

Mensagem por Ricardo em Sex 27 Jun 2014, 21:12

eu não acho que vai dar certo você modificar uma engine que você não fez. a menos que você a estude e veja como ela funciona, você provavelmente não conseguirá fazer nada e só criará bugs na engine.
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Re: [Não resolvido] Precisando de uma engine de MegaMan X para meu jogo!

Mensagem por JoãoPalmeira em Sex 27 Jun 2014, 21:15

posso ajudar nesse seu jogo?
eu não tenho nada pra fazer.

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Re: [Não resolvido] Precisando de uma engine de MegaMan X para meu jogo!

Mensagem por Eskyz em Sex 27 Jun 2014, 21:30

Bom, você quem sabe... e obrigado por compartilhar a engine!
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Re: [Não resolvido] Precisando de uma engine de MegaMan X para meu jogo!

Mensagem por Davimmf2 em Sex 27 Jun 2014, 21:37

Joao palmeira, vc eh bem vindo!
Se desse para formar uma equipe, seria legal nós fazer juntos o projeto.
Nós poderia fazer uma equipe com o tio tetheus, o eskyz, o ricardo, e o joao palmeira. Aí nós dividia o trabalho. Eu estou precisando de alguem para programar a IA dos inimigos. Sou péssimo em IA.

Edit:
Ricardo, a engine é meio complexa, to tentando estudar ela, mas acho q não vai dar certo usar ela nao. To esperando a engine e os tutoriais do tio tetheus.


Última edição por Davimmf2 em Sex 04 Jul 2014, 15:26, editado 1 vez(es)
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Re: [Não resolvido] Precisando de uma engine de MegaMan X para meu jogo!

Mensagem por Matheus290 em Sex 27 Jun 2014, 22:21

Davi, infelizmente não posso te ajudar no projeto. Como eu disse, terei tempo livre apenas daqui 3 semanas (e são apenas algumas horas no Sábado e algumas no Domingo). E eu quero aproveitar esse tempo livre pra gravar as video-aulas.

E é o que o Ricardo falou, pegar uma engine pronta e modificar não dá certo. Você acaba não entendendo nada e só estragando a engine. O melhor é começar do zero.

Ela tá bem simplificada, mas tá crua. Tem certos bugs que nos videos eu vou explicar como consertar.

Calma que ainda hoje eu pretendo começar a gravar os videos de Mov. Custom! To terminando de gravar o segundo de Introdução e pularei para o de Mov. Custom.



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Re: [Não resolvido] Precisando de uma engine de MegaMan X para meu jogo!

Mensagem por Eskyz em Sex 27 Jun 2014, 22:25

Infelizmente, eu também tô com muito pouco tempo disponível pra um projeto, cara! No momento, estou de férias, mas jajá a luta começa de novo. E é ano de vestibular, então tenho pouco tempo MESMO... meu tempo livre tô usando pra estudar C, e, agora, fazer as novas aulas da devIndie :/

Porém, se eu poder ajudar com algo, tô aqui!!
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Re: [Não resolvido] Precisando de uma engine de MegaMan X para meu jogo!

Mensagem por Davimmf2 em Sex 27 Jun 2014, 22:30

Matheus, não dá pra fazer as aulas em texto? não gosto de video aula
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Re: [Não resolvido] Precisando de uma engine de MegaMan X para meu jogo!

Mensagem por Ricardo em Sex 27 Jun 2014, 22:37

olha, david, n sei se vc pode confiar no joão palmeiras. faz um mês, ele postou uma trollagem aqui no fórum e depois nunca voltou. nem sei porquê ele quer ajudar, mas é possível que ele não faça nada e até acabe estrasgando o projeto.
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Re: [Não resolvido] Precisando de uma engine de MegaMan X para meu jogo!

Mensagem por Matheus290 em Sex 27 Jun 2014, 23:12




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Re: [Não resolvido] Precisando de uma engine de MegaMan X para meu jogo!

Mensagem por Davimmf2 em Sab 28 Jun 2014, 09:34

Matheus, essa técnica eu já conhecia, mas no tuto vc não ensina slope. Seria bom vc fazer uma engine bem comentada pra eu olhar e fazer igual na minha, pq como disse o eskyz, eu nao sou de copiar e colar.

Edit

ah, ensina sim, eu me enganei, brigadao.

Edit

woooow! consegui fazer esse movimento ai, o personagem sobe slope perfeitamente mas ainda desce pulando. Se eu uso akela tecnica q vc ensinou para descer slope, ai buga tudo. O personagem começa a descer de uma vez, vara até o chão.

Edit

Er... Matheus, não dá pra ensinar como faz pra descer slope não?


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Re: [Não resolvido] Precisando de uma engine de MegaMan X para meu jogo!

Mensagem por Matheus290 em Dom 29 Jun 2014, 03:56

Cara, eu vou ensinar, fica sussa. Eu vou "seguir" aquele tutorial meu, e a partir dele vou criar a continuação com slope e wall slide. Amanhã eu pretendo fazer isso (e uma video-aula sobre Loopings). Mas olha a hora que eu to indo dormir... Não garanto nada... Sério. Ainda mais por ser Domingo...



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Re: [Não resolvido] Precisando de uma engine de MegaMan X para meu jogo!

Mensagem por Davimmf2 em Dom 29 Jun 2014, 12:54

Wall slide e dash é balela, o meu único problema é descer slope e wall jump.
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Re: [Não resolvido] Precisando de uma engine de MegaMan X para meu jogo!

Mensagem por Matheus290 em Dom 29 Jun 2014, 15:12

Sim, com Wall Slide e Wall Jump. É que eu nem falei do Jump pq é uma coisa meio óbvia de fazer kkkk Sabendo fazer o Wall Slide, vai saber fazer o Wall Jump.



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Re: [Não resolvido] Precisando de uma engine de MegaMan X para meu jogo!

Mensagem por Davimmf2 em Dom 29 Jun 2014, 17:43

Consegui fazer wall jump! é mais facil que tirar doce de nenem rsrs
Basicamente, é fazer o carinha pular qdo o detector esquerda 2 ou diteita 2 estiver sobrepondo a parede Wink
Num sei onde eu tava.com a cabeça qdo disse q não dava conta de fazer wall jump hahaha
Muito legal seu tuto, valew. Eu não conhecia essa forma de posicionar os detectores, muito legal.

Ah, ia eskecendo, ja tentei mil e uma formas de fazer descer slope mas nenhuma funciona. De todo jeito o player fica tremendo na hora de descer a ladeira. É até engraçado o carinha descer a ladeira só no pulim hehe. é pq ele desce a ladeira ''pensando'' que a superfície é plana. Dá uma luz ae.

p.s.: Desculpe minha ansiedade, é q uma hora de tanto rachar a cuca, eu perco a paciência e desisto.
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Re: [Não resolvido] Precisando de uma engine de MegaMan X para meu jogo!

Mensagem por Matheus290 em Dom 29 Jun 2014, 18:35

Vou tentar fazer um resumo porque vou voltar a gravar as video-aulas.

Você precisa criar dois sensores no estilo das laterais do personagem. Esses sensores precisam ficar nas extremidades do SENSOR BAIXO. Ou seja, o TOPO do SENSOR SLOPE ESQUERDA, precisa ficar na extremidade ESQUERDA do SENSOR BAIXO. E o TOPO do SENSOR SLOPE DIREITA, precisa ficar na extremidade DIREITA do SENSOR BAIXO.

Então, a programação seria mais ou menos essa:

Enquanto os dois sensores SLOPE estiverem colidindo com obstáculo ---> inicia o Looping "Slope" 40 vezes (ou qualquer valor acima de 20 e abaixo de 100 para evitar bugs, mas tem que ser a mesma quantidade de loopings que você usou no sensor BAIXO).

Looping "Slope" rodando + Enquanto os dois sensores SLOPE estiverem colidindo com obstáculo ---> Empurra personagem + 1 em Y, empurra todos os sensores independentemente + 1 em Y.

Quando apenas 1 SENSOR SLOPE estiver colidindo, parar looping "Slope".

A ideia é basicamente essa.



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Re: [Não resolvido] Precisando de uma engine de MegaMan X para meu jogo!

Mensagem por Davimmf2 em Dom 29 Jun 2014, 19:14

Eu ja tentei essa técnica, a mesma q vc ensina no tuto, mas não da certo, o personagem é empurrado tanto pra baixo que ele entra dentro do chão.
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Re: [Não resolvido] Precisando de uma engine de MegaMan X para meu jogo!

Mensagem por Matheus290 em Dom 29 Jun 2014, 21:14

Eu acho melhor você esperar as aulas de Mov. Custom então. Até Terça-Feira eu faço a video-aula e farei a continuação daquele tutorial lá.



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Re: [Não resolvido] Precisando de uma engine de MegaMan X para meu jogo!

Mensagem por Davimmf2 em Dom 29 Jun 2014, 22:37

Manda brasa na sua aula aí!
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