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Criando um check point

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Criando um check point

Mensagem por Davimmf2 em Ter 15 Abr 2014, 22:45

Esse tuto foi criado originalmente pelo Silas. Eu apenas o recoloquei aqui.


Nível: fácil
Onde se aplica: tgf/tgf2/mmf/mmf2

Nesta matéria vou ensinar a fazer um sistema de check point em um jogo e plataforma, que é uma grande dúvida de muitos usuários iniciantes.
O que vamos usar:

1 - o personaem
2 - o check point
3 - um global value

Pois é, agora vamos usar 2 eventos para criar o sistema, isso mesmo, 2 eventos!
São eles:
Código:

Colision between “personagem” and “check point  ->  Set global value A to 1/(no check point)change animation sequence to “Ativado”

Explicando: Quando o "personagem" encostar no check point, o glabal valu A vai pra 1, ativando o check point, mas você pode usar outro glabal value, eu disse "GLOBAL VALUE", pois quando o se reinicia a fase os counter zeram, mas o global value não. A animação do check point não é necesária, mas fica um efeito mais bacana.

Código:

Start of frame + gloval value A=1  -> (no personagem)Set position to (0,0) “from check point”/(no check point)change animation sequence to “Ativado”

Explicando: No começo da fase, se o global value A for igual a 1, ou seja, o check point estiver ativado, o "personagem' já vai começar no check point, eu coloquei as posições (0,0), mas você pode mudar a seu gosto, e novamente a animação do check point não é necessária, mas como eu disse, fica mais legal =)

Dica: não use o "restart the current frame", use o "jump to frame" e escolha o mesmo frame. E lembre de colocar no evento de passar de fase pro global value ir para 0, senão o "personagem" vai começar no check point da próxima fase xD

UPDATE:

Desse jeito, é possível criar somente um check point, para fazer mais, é só criar um outro objeto, por exemplo, "check point 2", e colocar pro global value A se ajustar a 2, do mesmo modo que fez com o 1.
Aí é só fazer:
Código:

Start of frame + gloval value A=2  -> (no personagem)Set position to (0,0) “from check point 2”/(no check point 2)change animation sequence to “Ativado”

Desse jeito é possível fazer o check point 3, 4, 5, 6....., basta seguir a lógica, espero que tenham entendido.
É isso ai, simples, mas muito útil.



Bom, checkpoints é isso Smile 
até o próximo tuto!
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Davimmf2
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Re: Criando um check point

Mensagem por Eskyz em Qui 17 Abr 2014, 14:26

Boa, simples e funcional!

A formatação também tá bacana e o português bem legível. Matéria realmente boa, parabéns.
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Re: Criando um check point

Mensagem por Davimmf2 em Qui 17 Abr 2014, 15:22

Eskyz escreveu:
Boa, simples e funcional!

A formatação também tá bacana e o português bem legível. Matéria realmente boa, parabéns.
Muito obrigado, pretendo colocar mais tutoriais, dessa vez feitos por mim mesmo pq pretendo ser um grande colaborador do fórum
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Re: Criando um check point

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