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Arrastar e soltar

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Arrastar e soltar

Mensagem por andrekernel em Qui 23 Jan 2014, 23:26

Boa noite a todos!

Sou novo por aqui, e também na utilização da ferramenta. Tanto que estou concluindo o download enquanto escrevo. Sou desenvolvedor em Delphi, estou trabalhando em uma aplicação de reforço escolar e está surgindo a necessidade de atividades lúdicas ou jogos, onde o foco principal é o uso do mouse para controlar o objeto, como arrastar e soltar e apesar de parecer simples em delphi não é muito. Gostaria de saber se a ferramenta permite ao usuário ou jogador movimentar objetos com o mouse com o recurso de arrastar e soltar, como bom exemplo montar um quebra-cabeças. Estou entusiasmado com o software e o site. Desde já agradeço!

André Luiz

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Re: Arrastar e soltar

Mensagem por flasher em Sex 31 Jan 2014, 17:58

Sim, e nem é muito complicado de fazer isso, ja que no MMF2 tem suporte pra essa tipo de aplicação.
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Re: Arrastar e soltar

Mensagem por Afonker em Qui 13 Fev 2014, 13:35

Da pra fazer isso facilmente pelo MMF2.
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Re: Arrastar e soltar

Mensagem por Matheus290 em Sex 14 Fev 2014, 00:42

André, não sei está online e ainda vê esse tópico. Sinto muito por estarmos tão ausentes.

Enfim, para fazer isso é simples. Vamos lá:

Vá para o Frame Editor e crie um Active (que são objetos ativos, podendo ser personagens, imagens que se movem, botões e etc) dando dois cliques na area branca e escolhendo o Active.

No Active que você criou, vá para a aba de Alterables Values (valores A, B e etc), edite o Alterable Value A (dando dois cliques). Renomeie-o para Selecionado (ou algo do gênero, só para você se localizar).

Agora no Event Editor (onde se colocam os eventos/expressões), clique em

New Condition -> The Mouse Pointer and Keyboard -> The mouse -> User clicks on a Object -> Selecione o Active 1.

Na coluna do Active, na linha dessa condição que você criou, clique com o botão direito e faça:

Alterable Values -> Set -> (certifique-se que está no valor "Selecionado") -> 1

Explicando: Ao clicar sobre o objeto (condição), o valor "Selecionado" dele será 1 (efeito).

Agora, uma nova condição:

Active -> Alterable Values -> Compare to one of the Alterable Values -> 1.

E o efeito será:

Active -> Position -> Set X Coordinate... -> XMouse

Clique novamente no mesmo quadrado da coluna do Active e na mesma linha da segunda condição e coloque:

Active -> Position -> Set Y Coordinate... -> YMouse

Explicando: Se o valor "Selecionado" for 1 (condição), o Active terá a posição X = X do Mouse, e posição Y = Y do Mouse (efeito).

Crie uma nova condição:

The Mouse Pointer and Keyboard -> User Clicks (selecione o botão desejado)

Agora, clique com o botão direito do mouse sobre o número 3 da condição 3 e clique em "Add a new condition", que será uma segunda condição.

Active -> Alterable Values -> Compare to one of the Alterable Values -> 1.

O efeito será:

Active -> Alterable Values -> Set -> (certifique-se que está no valor "Selecionado") -> 2

Explicando: Se o valor de Selecionado for 1 e o usuário apenas clicar (em qualquer lugar), o valor Selecionado do Active será 2.

Para terminar...

Condição:
Active -> Alterable Values -> Compare to one of the Alterable Values -> 2.

Efeito:
Active -> Alterable Values -> Set -> (certifique-se que está no valor "Selecionado") -> 0

Explicação: Se o valor Selecionado for 2, o valor Selecionado automaticamente vai para 0, soltando o Active do Mouse.

Por que precisei criar essa ultima linha? Para evitar que o MMF fizesse os dois eventos ao mesmo tempo, de soltar o Active (valor Selecionado para 0) e já pegasse ele de novo (valor Selecionado para 1).

------

Bom cara, é isso. Espero ter ajudado. Foi bem básico, mas a partir disso você terá uma noção de como prosseguir. O programa é ótimo! Entendendo bem como ele funciona, é possível fazer várias coisas. E se você já tem intimidade com programação, vai se dar muito bem com o MMF. Vai tirar ele de letra!



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Re: Arrastar e soltar

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