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Básicão Movimento Custom
+2
Eskyz
Skilo
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Fusion Makers :: Geral :: Matérias :: Intermediário
Página 1 de 1
Básicão Movimento Custom
Básicão para Custom Movement
Nível: Fácil
Nessa matéria, pretendo mostrar o básico para fazer um Movimento Customizado.
OBS: As ações do evento estarão em vermelho, e as condições em azul.
Intrudução
Observem a figura seguir:
Creio que a maioria aqui, ja viu uma imagem parecida isso na escola (Plano Cartesiano), e se viu, vai notar que o vetor Y está invertido, não estranhem, o plano computacional é assim mesmo.
Agora vamos imaginar um jogo qualquer, Mario por exemplo.
No jogo, o Mario anda para esquerda, para direita, pula e cai, comparando com o plano cartesiando, podemos concluir que: Quando o Mario anda para esquerda o vetor X diminui, quando anda para direita X aumenta, quando pula Y diminui e quando cai Y aumenta, ou seja, X representa os movimentos horizontais e Y os verticais.
Com os movimentos pré-definidos do MMF não é possível controlar isso muito bem, porém, criando um Movimento Customizado isso mudará, vamos ver?
Iniciando
Para fazer o Movimento Customizado, nós iremos mover o personagem através de píxels, para isso vamos precisar de 2 Counters ou Alterable Values (um para o vetor X e outro para Y) e um objeto é claro =P.
OBS: O valor mínimo do Counter deve ser um número negativo.
Faremos o seguinte evento:
O que foi esse evento? Com ele o objeto será posicionado em sua posição atual + o valor do Counter, que funcionará como a velocidade dele.
OBS: Não será necessariamente a velocidade, pode ser força de gravidade, atração, etc...
Beleza né? Mas como fazer o personagem andar? Bem simples de se fazer, é só adicionar ou diminuir valores do respectivo counter. Lembrem-se de que o vetor Y do plano cartesiano é inverso no MMF.
Vejamos os eventos com o vetor X, se o objeto tiver de ser movido para esquerda, devemos diminuir o valor do Counter X, para direita, o contrário:
Agora veremos os movimentos verticais:
Para ir para cima
Com isso, você adquire uma noção básica de como é o movimento customizado, porém existem algumas coisas importantes a serem vistas antes de encerrar a matéria.
Se você seguiu os passos até aqui, notou que o objeto não para de se mover naturalmente, para fazer isso é só fazer assim:
Movimento em Jogos estilo Plataforma
Agora trataremos de outra parte, os jogos de plataforma, usando os movimentos que vimos acima, não poderíamos fazer um jogo plataforma, por isso, aqui vai o básico de qualquer jogo no estilo.
Gravidade
A gravidade é uma força que te atrái para baixo (na verdade em direção ao centro da Terra, mas não vem ao caso =P) ou seja, deve ser controlada pelo vetor Y. Para fazer isso, devemos adicionar algum valor para ela em um espaço de tempo.
EX: Eu quero que em meu jogo a cada 5 centésimos aconteça a ação da gravidade, então a cada 5 centésimos o valor de Y deve aumentar:
Assim, minha força de gravidade será 1 e a cada 5 centésimos essa força será exercida no objeto =D
Putz o objeto ta caindo mas não para na plataforma O.o
Com o Movimento Customizado, os eventos do movimento pré-definido do objeto não funcionaram, você deverá progama-los.
Continuando com a força da gravidade, quando estamos no solo, nós ainda estamos sobre efeito dela (duhhhh) mas não entramos dentro do solo né? Bem o mesmo deve acontecer com o objeto, para isso fazemos, teremos de adicionar uma nova condição ao evento acima para checar se o objeto está no solo, veja:
Com isso o evento só funcionará se o objeto não estiver encostado no solo, mas ainda temos que colocar o valor de Y para 0, então:
Agora sim, tudo pronto =D
Finalizando
O Movimento Customizado depende do progamador, afinal, nada é pré-definido nele. Sendo assim, não ha como ensinar tudo em relação a ele, o limite é sua capacidade, nessa matéria, só existe o básico, ainda ha infinitas coisas em relação a ele, se você tem uma boa noção de como pode usar as condições e ações do MMF, irá ser uma grande ajuda, se não tem, aconselho a dar uma olhada, fuçar bem e fazer algumas experiências, nunca se sabe o que pode acontecer
Espero que tenham gostado da matéria, aproveitem essa introdução e customizem seu projeto ;D
Nível: Fácil
Nessa matéria, pretendo mostrar o básico para fazer um Movimento Customizado.
OBS: As ações do evento estarão em vermelho, e as condições em azul.
Intrudução
Observem a figura seguir:
Creio que a maioria aqui, ja viu uma imagem parecida isso na escola (Plano Cartesiano), e se viu, vai notar que o vetor Y está invertido, não estranhem, o plano computacional é assim mesmo.
Agora vamos imaginar um jogo qualquer, Mario por exemplo.
No jogo, o Mario anda para esquerda, para direita, pula e cai, comparando com o plano cartesiando, podemos concluir que: Quando o Mario anda para esquerda o vetor X diminui, quando anda para direita X aumenta, quando pula Y diminui e quando cai Y aumenta, ou seja, X representa os movimentos horizontais e Y os verticais.
Com os movimentos pré-definidos do MMF não é possível controlar isso muito bem, porém, criando um Movimento Customizado isso mudará, vamos ver?
Iniciando
Para fazer o Movimento Customizado, nós iremos mover o personagem através de píxels, para isso vamos precisar de 2 Counters ou Alterable Values (um para o vetor X e outro para Y) e um objeto é claro =P.
OBS: O valor mínimo do Counter deve ser um número negativo.
Faremos o seguinte evento:
Always:
Set X position (do objeto) to X ("objeto") + Value ("counter X")
Set Y position (do objeto) to Y ("objeto") + Value ("counter Y")
O que foi esse evento? Com ele o objeto será posicionado em sua posição atual + o valor do Counter, que funcionará como a velocidade dele.
OBS: Não será necessariamente a velocidade, pode ser força de gravidade, atração, etc...
Beleza né? Mas como fazer o personagem andar? Bem simples de se fazer, é só adicionar ou diminuir valores do respectivo counter. Lembrem-se de que o vetor Y do plano cartesiano é inverso no MMF.
Vejamos os eventos com o vetor X, se o objeto tiver de ser movido para esquerda, devemos diminuir o valor do Counter X, para direita, o contrário:
Para ir para esquerdaRepeat while "player" moved Left
Subtract 1 form Counter X
Para ir para direitaRepeat while "player" moved Right
Add 1 form Counter X
Agora veremos os movimentos verticais:
Repeat while "player" moved Up
Subtract 1 form Counter Y
Para ir para cima
Para ir para baixoRepeat while "player" moved Down
Add 1 to Counter Y
Com isso, você adquire uma noção básica de como é o movimento customizado, porém existem algumas coisas importantes a serem vistas antes de encerrar a matéria.
Se você seguiu os passos até aqui, notou que o objeto não para de se mover naturalmente, para fazer isso é só fazer assim:
Irá parar quando não houver comandos horizontais.Negate Repeat while "player" moved Left
Negate Repeat while "player" moved Right
Set counter X to 0
Irá parar quando não houver comandos verticais.Negate Repeat while "player" moved Up
Negate Repeat while "player" moved Down
Set counter Y to 0
Movimento em Jogos estilo Plataforma
Agora trataremos de outra parte, os jogos de plataforma, usando os movimentos que vimos acima, não poderíamos fazer um jogo plataforma, por isso, aqui vai o básico de qualquer jogo no estilo.
Gravidade
A gravidade é uma força que te atrái para baixo (na verdade em direção ao centro da Terra, mas não vem ao caso =P) ou seja, deve ser controlada pelo vetor Y. Para fazer isso, devemos adicionar algum valor para ela em um espaço de tempo.
EX: Eu quero que em meu jogo a cada 5 centésimos aconteça a ação da gravidade, então a cada 5 centésimos o valor de Y deve aumentar:
Every 00"-05
Add 1 to counter Y
Assim, minha força de gravidade será 1 e a cada 5 centésimos essa força será exercida no objeto =D
Putz o objeto ta caindo mas não para na plataforma O.o
Com o Movimento Customizado, os eventos do movimento pré-definido do objeto não funcionaram, você deverá progama-los.
Continuando com a força da gravidade, quando estamos no solo, nós ainda estamos sobre efeito dela (duhhhh) mas não entramos dentro do solo né? Bem o mesmo deve acontecer com o objeto, para isso fazemos, teremos de adicionar uma nova condição ao evento acima para checar se o objeto está no solo, veja:
Every 00"-05
Negate "Objeto" is over an obstacle background
Add 1 to counter Y
Com isso o evento só funcionará se o objeto não estiver encostado no solo, mas ainda temos que colocar o valor de Y para 0, então:
"Objeto" is over an obstacle background
Set counter Y to 0
Agora sim, tudo pronto =D
Finalizando
O Movimento Customizado depende do progamador, afinal, nada é pré-definido nele. Sendo assim, não ha como ensinar tudo em relação a ele, o limite é sua capacidade, nessa matéria, só existe o básico, ainda ha infinitas coisas em relação a ele, se você tem uma boa noção de como pode usar as condições e ações do MMF, irá ser uma grande ajuda, se não tem, aconselho a dar uma olhada, fuçar bem e fazer algumas experiências, nunca se sabe o que pode acontecer
Espero que tenham gostado da matéria, aproveitem essa introdução e customizem seu projeto ;D
Última edição por Skilo em Qua 23 Jun 2010, 20:07, editado 1 vez(es)
Skilo- Usuário
- Mensagens : 32
Data de inscrição : 28/01/2010
Re: Básicão Movimento Custom
Aah, já tinha visto essa sua matéria na BRM. Ela me ajudou pra caramba a entender o basico do Mov Custom. É graças a ela que hoje mexo com X e Y, mesmo não sabendo fazer o Mov Custom Tradicional (só o de Loops :\).
Perfeita, incrível e sensacional para quem está começando no MMF. Usar X e Y nos projetos ajuda pra caramba.
Falow o/
Perfeita, incrível e sensacional para quem está começando no MMF. Usar X e Y nos projetos ajuda pra caramba.
Falow o/
Re: Básicão Movimento Custom
Atualizei, achei a matéria completa no pc.
Skilo- Usuário
- Mensagens : 32
Data de inscrição : 28/01/2010
Re: Básicão Movimento Custom
Agora que eu fui ver! Nossa =P . Muito bom. Com isso eu to consseguindo fazer meu game do Pokemon!
Gabriel Francisco- Usuário
- Mensagens : 244
Data de inscrição : 07/02/2010
Idade : 25
Localização : Porto Alegre (POA)
Re: Básicão Movimento Custom
Olha só gente, eu tava fazendo aqui o jogo dai o movimento ficou assim
http://www.mediafire.com/?laqx7aak7lsns5d
Mas também preciso saber mais sobre animações em costom. ¬¬
http://www.mediafire.com/?laqx7aak7lsns5d
Mas também preciso saber mais sobre animações em costom. ¬¬
Gabriel Francisco- Usuário
- Mensagens : 244
Data de inscrição : 07/02/2010
Idade : 25
Localização : Porto Alegre (POA)
Re: Básicão Movimento Custom
link quebrado
sominterre- Usuário
- Mensagens : 314
Data de inscrição : 08/02/2011
Re: Básicão Movimento Custom
Concertado! Download
Se não tiver colisão nenhuma, é a razão que só é um exemplo!
Se não tiver colisão nenhuma, é a razão que só é um exemplo!
Gabriel Francisco- Usuário
- Mensagens : 244
Data de inscrição : 07/02/2010
Idade : 25
Localização : Porto Alegre (POA)
Re: Básicão Movimento Custom
pra liberar o link precisa fazer download de outro programa que provavelmente é vírus. põe um link normal
Re: Básicão Movimento Custom
Nossa é virus mesmo! Que bosta! http://www.mediafire.com/?o7i1guz60t9sij1
Gabriel Francisco- Usuário
- Mensagens : 244
Data de inscrição : 07/02/2010
Idade : 25
Localização : Porto Alegre (POA)
Re: Básicão Movimento Custom
Porque você não usa o DropBox?
Mediafire é bom mas perde para o drop.
Legal esse tutorial! Bem explicado, só faltava umas imagens. Pena que como no título, ele é bem básico mesmo não tendo utilidade para min, porém vai ajudar muita gente!
2010 - 2012 <- Sei que não é contra as regras, mas... Deveria ter uma para tópicos tão antigos assim.
Mediafire é bom mas perde para o drop.
Legal esse tutorial! Bem explicado, só faltava umas imagens. Pena que como no título, ele é bem básico mesmo não tendo utilidade para min, porém vai ajudar muita gente!
2010 - 2012 <- Sei que não é contra as regras, mas... Deveria ter uma para tópicos tão antigos assim.
Sgt. Lucas- Usuário
- Mensagens : 322
Data de inscrição : 11/09/2010
Idade : 25
Localização : Teresina
Re: Básicão Movimento Custom
Sgt. Lucas escreveu:Porque você não usa o DropBox?
Mediafire é bom mas perde para o drop.
Mas tu baixou e avaliou?
Gabriel Francisco- Usuário
- Mensagens : 244
Data de inscrição : 07/02/2010
Idade : 25
Localização : Porto Alegre (POA)
Re: Básicão Movimento Custom
Acabei de baixar...
Você está com dúvida na animação do personagem né?!
Ta meio doidão, o cara anda e começa a tremer e também não muda de sprite... e... e... porque você não postou em projetos?
Você está com dúvida na animação do personagem né?!
Ta meio doidão, o cara anda e começa a tremer e também não muda de sprite... e... e... porque você não postou em projetos?
Sgt. Lucas- Usuário
- Mensagens : 322
Data de inscrição : 11/09/2010
Idade : 25
Localização : Teresina
Re: Básicão Movimento Custom
n conseguir fazer, só fiz a 1ª parte
sominterre- Usuário
- Mensagens : 314
Data de inscrição : 08/02/2011
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