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Básicão Movimento Custom

+2
Eskyz
Skilo
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Básicão Movimento Custom Empty Básicão Movimento Custom

Mensagem por Skilo Sáb 19 Jun 2010, 00:36

Básicão para Custom Movement

Nível: Fácil

Nessa matéria, pretendo mostrar o básico para fazer um Movimento Customizado.
OBS: As ações do evento estarão em vermelho, e as condições em azul.

Intrudução


Observem a figura seguir:
Básicão Movimento Custom Planocartesianooc5

Creio que a maioria aqui, ja viu uma imagem parecida isso na escola (Plano Cartesiano), e se viu, vai notar que o vetor Y está invertido, não estranhem, o plano computacional é assim mesmo.
Agora vamos imaginar um jogo qualquer, Mario por exemplo.

No jogo, o Mario anda para esquerda, para direita, pula e cai, comparando com o plano cartesiando, podemos concluir que: Quando o Mario anda para esquerda o vetor X diminui, quando anda para direita X aumenta, quando pula Y diminui e quando cai Y aumenta, ou seja, X representa os movimentos horizontais e Y os verticais.
Com os movimentos pré-definidos do MMF não é possível controlar isso muito bem, porém, criando um Movimento Customizado isso mudará, vamos ver?

Iniciando


Para fazer o Movimento Customizado, nós iremos mover o personagem através de píxels, para isso vamos precisar de 2 Counters ou Alterable Values (um para o vetor X e outro para Y) e um objeto é claro =P.
OBS: O valor mínimo do Counter deve ser um número negativo.

Faremos o seguinte evento:
Always:
Set X position (do objeto) to X ("objeto") + Value ("counter X")
Set Y position (do objeto) to Y ("objeto") + Value ("counter Y")


O que foi esse evento? Com ele o objeto será posicionado em sua posição atual + o valor do Counter, que funcionará como a velocidade dele.
OBS: Não será necessariamente a velocidade, pode ser força de gravidade, atração, etc...

Beleza né? Mas como fazer o personagem andar? Bem simples de se fazer, é só adicionar ou diminuir valores do respectivo counter. Lembrem-se de que o vetor Y do plano cartesiano é inverso no MMF.

Vejamos os eventos com o vetor X, se o objeto tiver de ser movido para esquerda, devemos diminuir o valor do Counter X, para direita, o contrário:

Repeat while "player" moved Left
Subtract 1 form Counter X
Para ir para esquerda

Repeat while "player" moved Right
Add 1 form Counter X
Para ir para direita

Agora veremos os movimentos verticais:


Repeat while "player" moved Up
Subtract 1 form Counter Y

Para ir para cima

Repeat while "player" moved Down
Add 1 to Counter Y
Para ir para baixo

Com isso, você adquire uma noção básica de como é o movimento customizado, porém existem algumas coisas importantes a serem vistas antes de encerrar a matéria.

Se você seguiu os passos até aqui, notou que o objeto não para de se mover naturalmente, para fazer isso é só fazer assim:

Negate Repeat while "player" moved Left
Negate Repeat while "player" moved Right

Set counter X to 0
Irá parar quando não houver comandos horizontais.

Negate Repeat while "player" moved Up
Negate Repeat while "player" moved Down

Set counter Y to 0
Irá parar quando não houver comandos verticais.


Movimento em Jogos estilo Plataforma


Agora trataremos de outra parte, os jogos de plataforma, usando os movimentos que vimos acima, não poderíamos fazer um jogo plataforma, por isso, aqui vai o básico de qualquer jogo no estilo.

Gravidade
A gravidade é uma força que te atrái para baixo (na verdade em direção ao centro da Terra, mas não vem ao caso =P) ou seja, deve ser controlada pelo vetor Y. Para fazer isso, devemos adicionar algum valor para ela em um espaço de tempo.
EX: Eu quero que em meu jogo a cada 5 centésimos aconteça a ação da gravidade, então a cada 5 centésimos o valor de Y deve aumentar:

Every 00"-05
Add 1 to counter Y

Assim, minha força de gravidade será 1 e a cada 5 centésimos essa força será exercida no objeto =D


Putz o objeto ta caindo mas não para na plataforma O.o
Com o Movimento Customizado, os eventos do movimento pré-definido do objeto não funcionaram, você deverá progama-los.
Continuando com a força da gravidade, quando estamos no solo, nós ainda estamos sobre efeito dela (duhhhh) mas não entramos dentro do solo né? Bem o mesmo deve acontecer com o objeto, para isso fazemos, teremos de adicionar uma nova condição ao evento acima para checar se o objeto está no solo, veja:

Every 00"-05
Negate "Objeto" is over an obstacle background

Add 1 to counter Y

Com isso o evento só funcionará se o objeto não estiver encostado no solo, mas ainda temos que colocar o valor de Y para 0, então:

"Objeto" is over an obstacle background
Set counter Y to 0

Agora sim, tudo pronto =D

Finalizando

O Movimento Customizado depende do progamador, afinal, nada é pré-definido nele. Sendo assim, não ha como ensinar tudo em relação a ele, o limite é sua capacidade, nessa matéria, só existe o básico, ainda ha infinitas coisas em relação a ele, se você tem uma boa noção de como pode usar as condições e ações do MMF, irá ser uma grande ajuda, se não tem, aconselho a dar uma olhada, fuçar bem e fazer algumas experiências, nunca se sabe o que pode acontecer

Espero que tenham gostado da matéria, aproveitem essa introdução e customizem seu projeto ;D


Última edição por Skilo em Qua 23 Jun 2010, 20:07, editado 1 vez(es)
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Básicão Movimento Custom Empty Re: Básicão Movimento Custom

Mensagem por Eskyz Sáb 19 Jun 2010, 18:30

Aah, já tinha visto essa sua matéria na BRM. Ela me ajudou pra caramba a entender o basico do Mov Custom. É graças a ela que hoje mexo com X e Y, mesmo não sabendo fazer o Mov Custom Tradicional (só o de Loops :\).

Perfeita, incrível e sensacional para quem está começando no MMF. Usar X e Y nos projetos ajuda pra caramba.

Falow o/
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http://www.mmfmakers.rg3.net/

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Mensagem por Skilo Qua 23 Jun 2010, 20:07

Atualizei, achei a matéria completa no pc.
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Mensagem por Gabriel Francisco Seg 16 Jan 2012, 14:14

Agora que eu fui ver! Nossa =P . Muito bom. Com isso eu to consseguindo fazer meu game do Pokemon!

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Mensagem por Gabriel Francisco Dom 22 Jan 2012, 12:45

Olha só gente, eu tava fazendo aqui o jogo dai o movimento ficou assim

http://www.mediafire.com/?laqx7aak7lsns5d

Mas também preciso saber mais sobre animações em costom. ¬¬

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Mensagem por sominterre Dom 22 Jan 2012, 19:01

link quebrado
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Mensagem por Gabriel Francisco Seg 23 Jan 2012, 00:01

Concertado! Download

Se não tiver colisão nenhuma, é a razão que só é um exemplo!

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Mensagem por Ricardo Seg 23 Jan 2012, 18:09

pra liberar o link precisa fazer download de outro programa que provavelmente é vírus. põe um link normal
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Mensagem por Gabriel Francisco Seg 23 Jan 2012, 20:02

Nossa é virus mesmo! Que bosta! http://www.mediafire.com/?o7i1guz60t9sij1

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Mensagem por Sgt. Lucas Seg 23 Jan 2012, 20:20

Porque você não usa o DropBox?
Mediafire é bom mas perde para o drop.
Wink

Legal esse tutorial! Bem explicado, só faltava umas imagens. Pena que como no título, ele é bem básico mesmo não tendo utilidade para min, porém vai ajudar muita gente! Wink

2010 - 2012 <- Sei que não é contra as regras, mas... Deveria ter uma para tópicos tão antigos assim. Neutral
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Mensagem por Gabriel Francisco Seg 23 Jan 2012, 20:27

Sgt. Lucas escreveu:Porque você não usa o DropBox?
Mediafire é bom mas perde para o drop.
Wink
Neutral

Mas tu baixou e avaliou?

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Básicão Movimento Custom Empty Re: Básicão Movimento Custom

Mensagem por Sgt. Lucas Seg 23 Jan 2012, 20:41

Acabei de baixar...
Você está com dúvida na animação do personagem né?! Razz
Ta meio doidão, o cara anda e começa a tremer e também não muda de sprite... e... e... porque você não postou em projetos? What a Face
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Básicão Movimento Custom Empty Re: Básicão Movimento Custom

Mensagem por sominterre Sex 27 Abr 2012, 14:41

n conseguir fazer, só fiz a 1ª parte
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