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Minhas modelagens [Maya]

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Minhas modelagens [Maya]

Mensagem por Sgt. Lucas em Dom 16 Dez 2012, 11:45

Cenários:

Green Hill :
Demorou muito pra criar tudo isso, mas finalmente eu terminei (um pedaço)!
Spoiler:

Mushroom Hill - Act 2
Essa até que não foi tão demorada pra fazer, mas, ainda não esta totalmente completa.
Spoiler:
Natureza:

Árvore:

Spoiler:

Desenho animado:
Finn e Jake, do desenho Hora de Aventura:
Spoiler:

Personagens de outros jogos:

Sonic:
Spoiler:

Queria que vocês dessem suas opiniões sobre esse modelo, me passar dicas ou sugestões. Qualquer crítica(construtiva) é bem-vinda! Wink



Última edição por Sgt. Lucas em Dom 24 Fev 2013, 18:17, editado 25 vez(es)
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Re: Minhas modelagens [Maya]

Mensagem por Ricardo em Dom 16 Dez 2012, 12:06

ficou bem feito... que programa é esse, Maya?
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Re: Minhas modelagens [Maya]

Mensagem por sominterre em Dom 16 Dez 2012, 12:26

gostei
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Re: Minhas modelagens [Maya]

Mensagem por Sgt. Lucas em Dom 16 Dez 2012, 12:59

gostei
Gostou do que (lol)? Explica mais ai! Very Happy
ficou bem feito... que programa é esse, Maya?
Vlw e sim, esse é o Autodesk Maya 2013! Very Happy
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Re: Minhas modelagens [Maya]

Mensagem por sominterre em Ter 18 Dez 2012, 12:17

cara como assim? a gente nao ta falando da arvore? ô loco meu
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Re: Minhas modelagens [Maya]

Mensagem por Sgt. Lucas em Ter 18 Dez 2012, 12:22

Queria que você explicasse mais, tipo: Gostei, por causa disso, disso e daquilo. Mas valeu! Smile
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Re: Minhas modelagens [Maya]

Mensagem por Matheus290 em Qui 20 Dez 2012, 14:57

Nossa cara, ficou muito bom! Parabéns!! Não tá tão "realista", mas tá muito boa. Mais um pouco de treino e você chega! Parabéns!



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Re: Minhas modelagens [Maya]

Mensagem por Sgt. Lucas em Sex 21 Dez 2012, 11:30

Nossa cara, ficou muito bom! Parabéns!! Não tá tão "realista", mas tá muito boa. Mais um pouco de treino e você chega! Parabéns!
Poxa cara, valeu! É, realmente não ficou tão realista mesmo, por conta da textura que eu acho não ter combinado muito... Razz
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Re: Minhas modelagens [Maya]

Mensagem por duaik em Dom 23 Dez 2012, 21:42

Po, ficou bem legal cara. Coloca mais fotos, da textura que você usou, de como ficou o mapeamento do modelo. No geral ficou ótimo, se sua idéia era ser mais realista, acho que um trabalho mais detalhado nas folhas, nas cores dela. Outra coisa é a repetição da textura no tronco, não consigo ver direito, mas parece que o loop da textura não está muito bom e é possível ver bem o momento que ele acontece. Mas dai é trabalho no photoshop e não no maya.

Ela parece bem low poly, ficou legal.
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Re: Minhas modelagens [Maya]

Mensagem por Sgt. Lucas em Seg 24 Dez 2012, 15:16

Yes, a intenção era deixar bem low poly! Mesmo assim ainda pesa um pouco no Unity (meu PC é uma droga).

Outra coisa é a repetição da textura no tronco, não consigo ver direito, mas parece que o loop da textura não está muito bom e é possível ver bem o momento que ele acontece. Mas dai é trabalho no photoshop e não no maya.

A textura eu peguei no Google mesmo, só joguei no modelo e tentei suavizar o máximo a repetição (pra não ficar tão notável). O photoshop comecei a utilizar faz pouco tempo, e é bem complicado! hehe Vou aprender!

OFF: Duaik, você estava sumido! tongue
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Re: Minhas modelagens [Maya]

Mensagem por Matheus290 em Qui 27 Dez 2012, 01:16

Cara, como você fez o Toon Shader? Eu apanhei tanto pra fazer no Blender e ainda não ficou legal '-'

Ficou muito legal o Finn e o Jake!



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Re: Minhas modelagens [Maya]

Mensagem por Sonic_BR em Qui 27 Dez 2012, 15:59

Dahora manolo!
A árvore até que ficou realista (apesar de eu não entender de modelagem 3D).



_____________________


Aww yeah!
Achei uma "apostila" de pixel art!

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Re: Minhas modelagens [Maya]

Mensagem por Sgt. Lucas em Dom 30 Dez 2012, 15:02

Matheus290 escreveu:Cara, como você fez o Toon Shader? Eu apanhei tanto pra fazer no Blender e ainda não ficou legal '-'

Ficou muito legal o Finn e o Jake!

Cara, você vai infartar se ler isso:
Spoiler:
Perdeu tempo, o Unity adiciona Toon Shader sozinho e o Maya também... Razz
Eu avisei -.-

Dahora manolo!
A árvore até que ficou realista (apesar de eu não entender de modelagem 3D).
Eu aprendi a modelar um pouco melhor, quer dizer, ajustar a divisão das texturas no Photoshop! Depois posto outra bem mais realista. Wink
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Re: Minhas modelagens [Maya]

Mensagem por leodigaum em Dom 30 Dez 2012, 18:38

É sempre bom expandir o conhecimento e ferramentas para se fazer um bom jogo, continue treinando maya ou qualquer outro programa similar, n sei a quanto tempo vc vem treinando, se estiver a pouco tempo, menos de um ano, suas habilidades estão otimas, só achei que vc pecou um pouco no formato do tronco da arvore e nos galhos, o tronco principal está mto cilindrico, deveria ser um meio termo entre cilindrico e hexagonos, quanto aos personagens do desenho, eu gostei mas acho q ae foi o inverso, no desenho eles são mais redondos do que hexagonais, o fin ficou bem quadrado, mas no geral, estão otimos, parabens.
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Re: Minhas modelagens [Maya]

Mensagem por blackvenom1985 em Ter 08 Jan 2013, 20:25

o UDK já vem com um programa para fazer árvores. usei uma vez só mas é bem legal.
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Re: Minhas modelagens [Maya]

Mensagem por duaik em Ter 08 Jan 2013, 22:42

Bem legal, o Sonic evoluiu bastante, ficou bem legal!

Começa a fazer uns testes de mapeamento e textura, é legal estudar essa parte também. É complicado no início mas depois fica bem tranquilo e conhecer como modelar e mapear ajuda muito a criar vários efeitos na engine, tipo água quando você anima offset de textura. Sem falar que depois fica fácil pegar os modelos e colocar normal map pra deixar bem bonito.

Matheus, tem um esquema legal de fazer toonshade manual. Você duplica o modelo, deixa ele ligeiramente maior que o original, inverte a normal de todo o modelo e pinta de preto. Com isso você cria um contorno de toon sem precisar de shader, o contorno é "modelado". Você duplica os polígonos mas se o modelo for low-poly não vai afetar tanto performace e as vezes é mais leve que muito shader!
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Re: Minhas modelagens [Maya]

Mensagem por Sgt. Lucas em Sex 11 Jan 2013, 21:51

leodigaum, estou treinando a menos de um ano. Obrigado pelas dicas!
blackvenom1985, a Unity também, só que não são tão personalizáveis assim (nem a do UDK).
duaik, já estou aprendendo umas coisas bem legais de Photoshop e já estou fazendo alguns mapeamentos também (ainda está um pouco ruim). Obrigado pelas dicas!

Vou postar outras coisas aqui, o fórum está meio parado esses dias....
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Re: Minhas modelagens [Maya]

Mensagem por Felix em Dom 13 Jan 2013, 13:04

Legal cara. Parabéns! Posta mais sim, queremos ver Smile
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Re: Minhas modelagens [Maya]

Mensagem por duaik em Dom 13 Jan 2013, 16:00

Cara, você sabe desenhar? Se sim, ótimo! Se não, então é bem legal começar a treinar. Saber desenhar me ajuda MUITO no 3D... Modelagem exige muito de anatomia, proporção, perspectiva, etc... Vi muitas pessoas que sabiam de cor todas as funções de um programa de 3D e não conseguiam modelar melhor que um cara que tinha começado faz pouco tempo mas tinha uma noção de arte melhor. O programa 3D é só ferramenta e serve somente para expressar o que a pessoa com o mouse na mão conhece (olha só, profundo né... hoje estou poético...).

Eu não gosto de modelar sem um desenho por trás (talvez seja um defeito... não sei). Todos os meus modelos vem de um desenho feito a mão e scaneado. Isso é legal de aprender e como você tinha pedido umas dicas pra modelagem, eu acho que essa é a melhor dica que eu posso dar... Tudo que você fizer no Computador tem que ser pensado antes FORA dele... A ferramenta é execução somente e precisa de treino, mas o principal é o que você planeje antes de sentar na frente do programa. Qualquer programa, se for utilizado para CRIAR e não EXECUTAR vai interferir na sua criação... Se você faz sua criação fora do computador você se livra de qualquer interferência que um programa possa fazer na sua criação. Na hora de executar dai sim você puxa o programa ao máximo e tenta quebrar suas limitações. É meio filosófico, mas eu tive bastante disso na faculdade e já experimentei no meu trabalho.

Deixa eu tentar um exemplo prático... Você vai fazer a interface do seu jogo, abre o flash e começa a criar sem planejamento... Sua interface vai ficar com cara de FLASH... Se você tivesse sentado na frente do Photoshop, ela teria cara de Photoshop, ou no illustrator teria cara de vetor... Se você já soubesse que sua interface seria no estilho meio pintada a mão como o novo Street Fighter, não importa qual programa você iria utilizar para criar... Você iria puxar o programa até conseguir o efeito que você pensou, e ninguém (salvo casos de pixel ou vetor) conseguiria dizer qual ferramenta você utilizou.

Um exercício animal de fazer é assim: pense num objeto... Sei lá... Qualquer coisa... Uma espada! Desenhe essa espada com lápis e papel... Depois que você sabe como ela é, desenhe ela para ser modelada (desenhe ela de frente, desenhe ela de lado, olha um exemplo de um personagem desenhado para o 3D aqui ). Importe esse desenho para o Maya, na câmera frontal coloque o desenho da espada de frente, na câmera lateral coloque o desenho da espada de lado (os desenhos tem que ter o mesmo tamanho de imagem e ambos nas mesmas alturas, como por exemplo, a bainha no desenho de frente tem que estar na mesma altura do que o desenho na lateral). Dai sim você modela seguindo o desenho. É como desenhar com uma folha transparente por cima de outro desenho... O 3D é meio que cópia e não há nada de errado nisso, hehehe...

Não quero que essas dicas saiam como "ah eu sei 3D e é assim que se faz....", não quero que pareça assim não! A idéia dessa filosofia toda é que eu tive a oportunidade de estudar e trabalhar com ótimas pessoas que me ensinaram a trabalhar de N formas, essa forma de pensar foi a que se encaixou melhor comigo. Acho legal tentar passar essas dicas que ninguém escreve em tutorial na internet. Ferramenta é simples, você pega rápido e já mostrou que pega que já tem mostrado ótimos trabalhos...

Continuw mostrando os trabalhos ai que estão ficando muito bons. Legal pra motivar a galera a treinar 3D também!! Programador ou Modelador 3D são profissões muito boas... Mas aquele que manja de programação e também de modelagem vira Artista Técnico que faz o intercâmbio entre programadores e modeladores... Meu amigo... Isso lá fora dah uma grana... E logo mais aqui também... Na verdade aqui é o que mais precisa, pois geralmente equipe de criação de jogos é pequena e é muito difícil de trabalhar sabendo somente uma das áreas... O famoso pau pra toda obra, heuehue.... Jesuis escrevi demais...
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Re: Minhas modelagens [Maya]

Mensagem por Sgt. Lucas em Dom 13 Jan 2013, 17:39

duaik, nossa cara, que dicas incríveis (realmente profundas)! Sim, eu sei desenhar, então isso já facilita mais pra mim! O problema é que as vezes eu desanimo um pouco, quando eu assisto um vídeo de Sonic Generation, eu fico meio assim: " (Suspiro) Eu sou muito ruim... "
Aquelas modelagens perfeitas e as animações deslizantes, não é só nesse jogo, em muitos outros também. Eu me pergunto: será que eu consigo acompanhar toda essa qualidade?
Não sei se você já passou por isso, mas é muito triste cara...

Felix, Obrigado! Tem mais de onde saíram esses. Cool
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Re: Minhas modelagens [Maya]

Mensagem por Matheus290 em Seg 14 Jan 2013, 16:01

Sgt. Lucas, não esqueça que esses jogos profissionais são feitos por uma equipe gigantesca. Você já zerou o GOW do PS2? Já viu o "making off" dele? Cara, a equipe é MUITO GRANDE!!! Muita gente trabalhando para fazer o jogo. É muita gente mesmo! E viu a galeria de tentativas dos caras? Então, é assim mesmo... Você vai conseguir fazer algo a nível profissional logo logo. Mas não pense que vai conseguir fazer algo "perfeito" em 2 ou 3 dias... Levará muito tempo. Aqueles caras trabalham 8 horas por dia só em um modelo até terminar ele. OITO HORAS POR DIA.

Fora que, além da equipe de modelagem, tem a equipe de animação, a equipe de programação e etc.

----------------

Duaik, suas dicas foram muito boas! Vão me ajudar muito!



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Re: Minhas modelagens [Maya]

Mensagem por Sgt. Lucas em Qui 31 Jan 2013, 20:34

[EDIT] Criei vários novos modelos, inclusive um deles eu segui a dica do duaik de utilizar um model sheet. Aqui o que eu utilizei:

Spoiler:

Não fui eu que desenhei, mas ainda vou desenhar e criar um modelo mais original!
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Re: Minhas modelagens [Maya]

Mensagem por sominterre em Qui 14 Fev 2013, 14:41

cara HORA DE AVENTURA kkkk muito massa voce devia fazer um mini game deles é mto louco!!
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Re: Minhas modelagens [Maya]

Mensagem por Sgt. Lucas em Dom 24 Fev 2013, 17:52

sominterre escreveu:cara HORA DE AVENTURA kkkk muito massa voce devia fazer um mini game deles é mto louco!!

Que bom que tenha gostado! ;D

Eu estava fazendo, mas as animações teriam que ser bem complexas para tentar algo parecido com o desenho. Acabei desistindo por questões técnicas, tinha outros personagens como a princesa Jujuba e o Rei Gelado; mas estão incompletos.
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Re: Minhas modelagens [Maya]

Mensagem por sominterre em Seg 25 Fev 2013, 18:36

entendo,talvez voce consiga fazer um mais simples tipo onde só tem eles mesmos
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Re: Minhas modelagens [Maya]

Mensagem por Sgt. Lucas em Seg 25 Mar 2013, 19:43

Caramba, olhem isso que eu consegui fazer!

Spoiler:

Talvez um dos melhores cenários que já fiz, com exceção das texturas que peguei na internet! Aliás, a única forma de ter texturas realistas é tirando uma foto, só pode (se verem alguém tirando fotos de pedras na rua, esse sou eu)...
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Re: Minhas modelagens [Maya]

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