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Fazendo um "Fire2D" simples
Fusion Makers :: Geral :: Matérias :: Intermediário
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Fazendo um "Fire2D" simples
Eaí pessoal, tudo bem? Então, hoje vou ensinar a fazer um "Fire2D". Bom, primeiramente, você vai precisar saber um pouco sobre Seno e Cosseno. Para saber o básico, leia nesse tópico: Seno e Cosseno Básico.
Vamos lá então.
Primeiramente crie um Active com o nome de Valores. Agora, nos Alterables Values renomeie-os para:
PosX
PosY
Angulo
Pronto? Great! Agora crie a extensão A-Math. Se você quiser, pode ser a A-Direction. Vou ensinar pelas duas.
Vamos aos eventos. Lembrando que ensinarei apenas o básico. Só mirar e atirar. Nada de colisões, troca de arma, carregar, e etc... Deixo essa parte para você.
Antes de tudo, vamos definir a posição e angulo do personagem, ok?
Vamos criar o evento de movimentação. Se isso não te enteressa... Bom... Pule
Agora o mais importante, detectar o ângulo.
Para A-Math
Primeiro fixe o personagem principal:
Agora, vamos colocar para que sempre o valor Angulo (dos Valores) seja a direção do Personagem olhando para o X e Y do Mouse. Então:

Para A-Direction
Você precisa fazer com que o Angulo dos Valores fique sempre a direção do Personagem olhando para o Mouse. Então:

Pronto! Terminamos!
Agora, para atirar, é simples.
Para aprender, leia a segunda parte do tutorial: Seno e Cosseno Básico
Siga a lógica: Quando clicar, criar a Bala. Quando a bala for criada, fazer com que ela tenha o ângulo do Personagem, e que tenha a velocidade constante de 8px por centésimo de segundo (00-01").
Com certeza você já deve saber o que fazer!
Espero que tenha gostado do tutorial e tenha entendido como fazer um Fire2D simples.
É isso! Não deixe de comentar! Caso tenha alguma dúvida, avise! Falowssssssss!!!
Vamos lá então.
Primeiramente crie um Active com o nome de Valores. Agora, nos Alterables Values renomeie-os para:
PosX
PosY
Angulo
Pronto? Great! Agora crie a extensão A-Math. Se você quiser, pode ser a A-Direction. Vou ensinar pelas duas.
Vamos aos eventos. Lembrando que ensinarei apenas o básico. Só mirar e atirar. Nada de colisões, troca de arma, carregar, e etc... Deixo essa parte para você.

Antes de tudo, vamos definir a posição e angulo do personagem, ok?
Start of Frame ---> Set PosX to X position of Personagem
--------------------> Set PosY to Y position of Personagem
Always ---> Set X position of Personagem to PosX
------------> Set Y position of Personagem to PosY
------------> Set angle of Personagem to Angulo
Vamos criar o evento de movimentação. Se isso não te enteressa... Bom... Pule

Repeat while [Player1] Moved Top ---> Sub 2 from PosY
Repeat while [Player1] Moved Bottom ---> Add 2 to PosY
Repeat while [Player1] Moved Right ---> Add 2 to PosX
Repeat while [Player1] Moved Left ---> Sub 2 from PosX
Agora o mais importante, detectar o ângulo.
Para A-Math
Primeiro fixe o personagem principal:
Start of Frame ---> Set Fixed Object -> Personagem
Agora, vamos colocar para que sempre o valor Angulo (dos Valores) seja a direção do Personagem olhando para o X e Y do Mouse. Então:
Para A-Direction
Você precisa fazer com que o Angulo dos Valores fique sempre a direção do Personagem olhando para o Mouse. Então:
Pronto! Terminamos!
Agora, para atirar, é simples.
Para aprender, leia a segunda parte do tutorial: Seno e Cosseno Básico
Siga a lógica: Quando clicar, criar a Bala. Quando a bala for criada, fazer com que ela tenha o ângulo do Personagem, e que tenha a velocidade constante de 8px por centésimo de segundo (00-01").
Com certeza você já deve saber o que fazer!
Espero que tenha gostado do tutorial e tenha entendido como fazer um Fire2D simples.
É isso! Não deixe de comentar! Caso tenha alguma dúvida, avise! Falowssssssss!!!
Última edição por Matheus290 em Qui 20 Out 2011, 22:34, editado 1 vez(es)
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Matheus290- Administrador
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Re: Fazendo um "Fire2D" simples
Vlw kra.... muito legal o tutorial e me ajudou muito
+1 para você xD
OFF: "Deixo essa parte para você." Indireta Fatality Pra mim? kkkkkkk
+1 para você xD
OFF: "Deixo essa parte para você." Indireta Fatality Pra mim? kkkkkkk
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Re: Fazendo um "Fire2D" simples
Obrigado!!
Não não! Eu falei isso pra quem for ler o Tuto! XD
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Matheus290- Administrador
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Re: Fazendo um "Fire2D" simples
sprites do counter strike 2d?
Ricardo- Usuário
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Re: Fazendo um "Fire2D" simples
É. Eu não ia desenhar sprites novos só pra fazer esse tuto '-'
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Matheus290- Administrador
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Re: Fazendo um "Fire2D" simples
eu tambem to usando elas
Ricardo- Usuário
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