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Fazendo um "Fire2D" simples

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Fazendo um "Fire2D" simples

Mensagem por Matheus290 em Qui 20 Out 2011, 18:10

Eaí pessoal, tudo bem? Então, hoje vou ensinar a fazer um "Fire2D". Bom, primeiramente, você vai precisar saber um pouco sobre Seno e Cosseno. Para saber o básico, leia nesse tópico: Seno e Cosseno Básico.

Vamos lá então.

Primeiramente crie um Active com o nome de Valores. Agora, nos Alterables Values renomeie-os para:

PosX
PosY
Angulo


Pronto? Great! Agora crie a extensão A-Math. Se você quiser, pode ser a A-Direction. Vou ensinar pelas duas.

Vamos aos eventos. Lembrando que ensinarei apenas o básico. Só mirar e atirar. Nada de colisões, troca de arma, carregar, e etc... Deixo essa parte para você. Very Happy

Antes de tudo, vamos definir a posição e angulo do personagem, ok?

Start of Frame ---> Set PosX to X position of Personagem
--------------------> Set PosY to Y position of Personagem

Always ---> Set X position of Personagem to PosX
------------> Set Y position of Personagem to PosY
------------> Set angle of Personagem to Angulo

Vamos criar o evento de movimentação. Se isso não te enteressa... Bom... Pule Very Happy

Repeat while [Player1] Moved Top ---> Sub 2 from PosY


Repeat while [Player1] Moved Bottom ---> Add 2 to PosY


Repeat while [Player1] Moved Right ---> Add 2 to PosX


Repeat while [Player1] Moved Left ---> Sub 2 from PosX

Agora o mais importante, detectar o ângulo.


Para A-Math

Primeiro fixe o personagem principal:

Start of Frame ---> Set Fixed Object -> Personagem

Agora, vamos colocar para que sempre o valor Angulo (dos Valores) seja a direção do Personagem olhando para o X e Y do Mouse. Então:





Para A-Direction

Você precisa fazer com que o Angulo dos Valores fique sempre a direção do Personagem olhando para o Mouse. Então:




Pronto! Terminamos!

Agora, para atirar, é simples.

Para aprender, leia a segunda parte do tutorial: Seno e Cosseno Básico

Siga a lógica: Quando clicar, criar a Bala. Quando a bala for criada, fazer com que ela tenha o ângulo do Personagem, e que tenha a velocidade constante de 8px por centésimo de segundo (00-01").

Com certeza você já deve saber o que fazer!

Espero que tenha gostado do tutorial e tenha entendido como fazer um Fire2D simples.

É isso! Não deixe de comentar! Caso tenha alguma dúvida, avise! Falowssssssss!!!


Última edição por Matheus290 em Qui 20 Out 2011, 22:34, editado 1 vez(es)



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Re: Fazendo um "Fire2D" simples

Mensagem por Eskiel em Qui 20 Out 2011, 21:18

Vlw kra.... muito legal o tutorial e me ajudou muito


+1 para você xD


OFF: "Deixo essa parte para você." Indireta Fatality Pra mim? kkkkkkk



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Re: Fazendo um "Fire2D" simples

Mensagem por Matheus290 em Qui 20 Out 2011, 21:26

Obrigado!!

Não não! Eu falei isso pra quem for ler o Tuto! XD



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Re: Fazendo um "Fire2D" simples

Mensagem por Ricardo em Sab 22 Out 2011, 13:22

sprites do counter strike 2d?
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Re: Fazendo um "Fire2D" simples

Mensagem por Matheus290 em Sab 22 Out 2011, 13:25

É. Eu não ia desenhar sprites novos só pra fazer esse tuto '-'



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Re: Fazendo um "Fire2D" simples

Mensagem por Ricardo em Sab 22 Out 2011, 13:46

eu tambem to usando elas
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Re: Fazendo um "Fire2D" simples

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