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como criar uma bala de canhão?

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como criar uma bala de canhão?

Mensagem por Eskiel em Sex 11 Fev 2011, 21:30

eu estou fazendo um jogo aonde eh um confronto direto entre 2 canhoes.... porem nao sei fazer a bala subindo e apos isso descer.... alguem pode me ajudar thanks Very Happy
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Re: como criar uma bala de canhão?

Mensagem por Matheus290 em Sex 11 Fev 2011, 23:48

Se Y é negativo, sobe... Se é positivo, desce... Portanto:

Create Ball, set Value PosY* to -10

Every 00-07" ---> Add 1 to PosY*


PosY* é o nome que dei para o Alterable Value B... Mas você pode deixar como Alterable Value B mesmo... Ou usar o A... Ou o C... Qualquer um... É que normalmente eu uso assim:

Alterable Value A = PosX
Alterable Value B = PosY
Alterable Value C = Angulo
Alterable Value D = Velocidade
...
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Re: como criar uma bala de canhão?

Mensagem por Eskiel em Sab 12 Fev 2011, 00:18

vlw Matheus290... ajudo mto... alias mto bom o forum =]



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Re: como criar uma bala de canhão?

Mensagem por Eskiel em Dom 13 Fev 2011, 02:20

na verdade... eu de começo até gostei da resposta... mais ficou muito vaga na minha mente, Matheus ou outra pessoa do forum... poderia fazer um tutorial explicando como fazer um canhão atirar como se fosse gunbound... tipo com força angulo e talvez até vento =]



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Re: como criar uma bala de canhão?

Mensagem por Matheus290 em Dom 13 Fev 2011, 10:32

Olha, pra ângulo, o bom mesmo seria usar Seno e Cosseno. Mas isso já é um pouco avançado. Quem sabe mexer com Seno e Cosseno, fazer um jogo desses é molesa. Mas como você não deve saber, o melhor seria usar o movimento de Pimball do próprio MMF2.

Tipo, um active pra direção, um counter pra velocidade. Então, quando o active estiver na direção (ex: Cool, criar o active 2 (pimball moviment) com a direção do active 1 e a força que está no counter 1.

Entendeu?

Clicou (ex: Shift) -> Cria a bala de canhão na direção que o ponteiro estava com a força que o counter tá marcando. (isso tudo é controlado como se fosse no worms).

Pra vento, é bom usar Position X.

Vamos dizer que, nesta rodada, o Vento = 5... Então:

Always (ou Every #-#") -> Set position X (da bala de canhão) + valor do "Counter Vento"

Portanto, sempre a bala de canhão (além da velocidade e direção) irá na velocidade que marca o vento.

Não coloque valores absurdos como 9 e 17, por exemplo. Se não a bala vai voar pra fora do cenário em centésimos de segundo.

Isso me deu uma grande idéia para dois tutoriais. Um Básico e outro Avançado.

Caso você ainda não tenha entendido fala aí.
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Re: como criar uma bala de canhão?

Mensagem por Sonic_BR em Dom 13 Fev 2011, 12:03

Se você estiver criando um jogo assim,fica beeeeem legal,adoro Worms e GunBound.



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Re: como criar uma bala de canhão?

Mensagem por Eskiel em Dom 13 Fev 2011, 13:05

Matheus290 sem bajulação mais kra tu eh um genio... eu nunca ia imaginar usando o pinball mais fiquei interessado em usar Seno e Cosseno... kkkkkkkk agora so preciso controlar a posição do active que serve como direção

Sonic_BR >> to sim kra muito loco né kkkkk quando eu terminar eu posto aki pra vc jogar ja que vc gosta kkkkkkk
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Re: como criar uma bala de canhão?

Mensagem por Matheus290 em Dom 13 Fev 2011, 15:07

UUUUuuuu, muito gênio! xD

Então eu vou fazer um tutorial ensinando a fazer isso. Vou fazer agora.

EDIT:

Pronto!! Tá aqui: http://fusionmakers.ace.st/t238-jogo-estilo-bang-bang-e-worms-usando-seno-e-cosseno#1406
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Re: como criar uma bala de canhão?

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